..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags . .Header { text-align: center; ; tags . -->

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Pé de moleque com chocolate

 

Ingredientes

  • 2 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar
  • 500g de amendoim
  • 1 lata de leite condensado
  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 2 colheres (chá) de manteiga
  • Margarina para untar

Modo de preparo

Em uma panela,leve ao fogo baixo o açúcar e o amendoim até derreter o açúcar e caramelizar
Retire do fogo e acrescente os demais ingredientes
Volte ao fogo baixo e cozinhe até desgrudar da panela, mexendo sempre
Despeje em pedra untada, espalhando bem
Deixe esfriar, corte em quadrados e sirva

Fonte:www.almanaqueculinario.com.br

DIA DE SÃO PEDRO - 29 DE JUNHO


Principal discípulo de Jesus Cristo, apóstolo e missionário da primitiva Igreja cristã. Seu nome verdadeiro era Simão e, segundo a tradição, foi o primeiro bispo de Roma, onde morreu martirizado.
As fontes de informação sobre Pedro encontram-se nas epístolas de São Paulo, escritas entre os anos 50 e 60; nos quatro evangelhos canônicos, nos Atos dos Apóstolos — escritos entre o ano 65 e fim do século I —, nas epístolas canônicas das quais foi autor mas escritas, provavelmente, por outra pessoa, no século II.
"Se Santo Antônio era casamenteiro, São João, o santo distraído, São Pedro, o mais sério dos três santos, representava a última esperança de casamento para as jovens.
Diziam que Santo Antônio arranjava logo marido, São João escolhia mais, e o melhor marido era arrumado por São Pedro, pois o santo fazia as coisas bem feitas."
E muitas eram as sortes - a aliança amarrada a um fio de cabelo bateria na borda do copo o tempo de espera pelo eleito; a cera pingaria no fundo de um prato a forma da letra de seu nome e uma chave debaixo do travesseiro propiciaria os sonhos com o amado. Papeizinhos com versos de amor amanheciam à janela dos jovens enamorados.
Nas comemorações da festa de São Pedro, protetor dos pescadores, embora mais simples, também, são encontrados os componentes dos festejos juninos e, ainda, procissões marítimas no litoral e fluviais no rio São Francisco.
Fonte: www.virtual.epm.br


Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/junho/dia-de-sao-pedro.php#ixzz1yquNP6wN

quarta-feira, 27 de junho de 2012

QUEBRA-CABEÇA DE PALITO DE PICOLÉ.

Oi gente, São João animado??? Hoje trouxe para vcs uma sugestão de atividade de arte para a semana da criança, gosto muito de trabalhar diferenciado com meus alunos, pois incentiva a turma a não faltar aula, se interessar mais, trabalhar a criatividade, e vamos falar a verdade cansa muito sempre ir para a escola e encontrar a mesma coisa na sala de aula, sem nenhum atrativo... Essa sugestão é do blog da Julieta o poste é dela... Espero que vcs gostem... pois eu amei e vou fazer esse ano com meus alunos.

Gostam de quebra-cabeça?
Eu adoro e às vezes fico horas tentando montar algum e não desisto até ter terminado.
Já montei figuras de animaizinhos, paisagens, personagens de desenhos animados e por aí vai.
E hoje trouxe uma atividade que vai animar o nosso final de semana!
Vou ensinar como fazer um quebra-cabeça!


Isso mesmo!
E além de tudo, você ainda pode escolher a figura que quer montar!
Pode ser um bichinho, figuras geométricas, desenho de um time de futebol e até uma foto sua!
Vamos aprender?
Para o quebra-cabeça vc vai precisar de:
• Palitos de sorvete
• Fita crepe
• Tinta acrílica ou giz de cera
Como fazer:
Pra começar, coloque os palitos um ao lado do outro, na vertical.
Com os palitos arrumadinhos, e bem lado a lado, passe uma fita crepe por cima para que eles fiquem bem presos uns aos outros.
Vire e solte a imaginação para escolher um desenho que será o seu quebra-cabeça.
Desenhe com guache ou giz de cera.
Faça com que a figura ocupe todos os palitos e fique bem nítida.


Depois que secar, tire a fita crepe que está no verso e embaralhe os palitos.
Agora é só quebrar a cabeça e montar seu quebra-cabeça!
Gostaram da brincadeira de hoje?

Outras sugestões retirada da net.




Essa outra sugestão foi retirada do blog tudo para Professores.

Para fazê-los é muito simples. Basta recortar figuras de revistas e colar nessas figuras palitos de picolé bem juntinhos. Quando estiver seco, passe o estilete entre os palitos separando-os. Espere secar, pois pode desmanchar na hora que passar o estilete, pois algumas crianças põem muita cola.

Com esta técnica, pode-se fazer inúmeras outras coisas, como: Letras do alfabeto para as crianças organizarem na ordem; números e sinais, onde as crianças montam as contas e seus resultados, exemplo 5+2=7. Sequência numérica. Enfim, o números de atividades que pode ser realizada com palitos de picolé é muito grande. Basta a criatividade de cada um.

DIGAM O QUE ACHARAM! Até mais...





Se vc não consegue só olhando essas instruções, abaixo 2 vídeos ensinando como fazer.

Quebra-cabeça de palito de picolé com moldura para assistir clique aqui.
Quebra-cabeça de palito de picolé do Professor Sassá clique aqui.


Fonte: blog amiga da educação

terça-feira, 26 de junho de 2012

Noite do Pijama nas férias? Sim!

 


Oi gente!
Com a chegada do período das férias escolares as crianças reclamam que ficam sozinhas em casa, longe dos amigos, porque os pais têm que trabalhar e não dá para viajar durante os dois meses sem aula.
Uma boa atividade para manter o contato com os amiguinhos e ajudar a resolver este problema é a Noite do Pijama.

  • Que dia? Escolha um dia adequado: sábado geralmente é o melhor dia, já que no domingo todos podem descansar a vontade.
  • E o convite? Tem que ser à altura! Podem ser comprados, mas o legal mesmo é confeccionar seus próprios convites junto com seus filhos. Inspirem-se em imagens de camas, almofadas e pantufas. Também devem conter as informações básicas (data, local, hora de início, hora o término...) e não se esqueçam de incluir uma pequena lista de tudo aquilo que cada criança deve levar (pijama, pantufas, saco cama, almofada, muda de roupa e escova de dentes). O convite também deve ser extensível à boneca ou bichinho de pelúcia que normalmente acompanha a criança na hora de dormir!
  • Veja AQUI cartãozinho para Noite do Pijama.
  • Veja AQUI convites para os meninos.
  • Veja AQUI convites para as meninas.
  • Veja AQUI outros modelos de convites.
  • Atividades - Existem inúmeras atividades que podem ser realizadas numa Festa do Pijama. AQUI tem algumas dicas de atividades.
  • O que vai ter pra comer? Bom o legal é comidinhas rápida e práticas: pizza, sanduíches com batatas fritas, chocolate quente, pipocas, bolachas, amendoin com chocolate, pirulito de pipoca, spaguetti com salsicha...
  • Não podem faltar as lembrancinhas!!! Aqui tem várias ideias...
Beijinhos e Boa Festa!

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Dia Internacional do Combate às Drogas

26 de Junho


A magnitude do problema do uso indevido de drogas, verificada nas últimas décadas, ganhou proporções tão graves que hoje é um desafio da saúde pública no país. Além disso, este contexto também é refletido nos demais segmentos da sociedade por sua relação comprovada com os agravos sociais, tais como: acidentes de trânsito e de trabalho, violência domiciliar e crescimento da criminalidade.
Os motivos que podem levar uma pessoa a se entregar ao vício de drogas são vários e vão desde a necessidade de aceitação por um grupo até um problema de cunho familiar ou emocional. Da mesma forma são inúmeras as pessoas que se aproveitam disso para traficar e obter lucros com as fraquezas alheias.
Mas como resolver essa situação? O tráfico cresce porque cresce o número de usuários de drogas.
Este número aumenta porque aumenta o tráfico de drogas.
Isso significa que não adianta combater às drogas simplesmente como um "problema de polícia".
Não adianta lutar contra o tráfico, enquanto crime, e esquecer de lutar contra às causas que levam as pessoas ao consumo e a dependência química. O combate às drogas deve se dar também no âmbito educacional, psico-social, econômico e até mesmo espiritual.
Muitos setores da sociedade já perceberam isso e, em conseqüência, aumentam as campanhas de combate às drogas e as organizações que visam a recuperação de dependentes químicos e sua reintegração na sociedade. Exemplo desse esforço social foi a campanha da Fraternidade de 2001, da Igreja Católica, cujo tema foi, "Vida Sim, Drogas Não".
Saiba como agir - Tente conversar e mostrar ao dependente químico quais os danos que o vício está causando na vida dele, bem como apresentar-lhe soluções viáveis. Caso o viciado já esteja numa fase crônica, não relute em encaminhá-lo para uma clínica de recuperação; mas não deixe de comunicá-lo anteriormente.
A ajuda e as dicas de um profissional competente, como um psicólogo ou psiquiatra, são de extrema importância para o próprio dependente e para aqueles que têm que lidar com um. Outro fator relevante é tornar o dependente ciente de seu comportamento quando está sob efeito da droga e as conseqüências que ele traz para si e para as demais pessoas.
Fonte:UFGNet


Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/junho/dia-internacional-do-combate-as-drogas.php#ixzz1yqrua3zL

domingo, 24 de junho de 2012

Lembrancinha para Festa Junina

Hoje trago uma sugestão de lembrancinha para festa junina. Ela foi feita com saquinho de juta, o coração eu fiz com chita e o milho com EVA. Esse modelinho é uma ótima ideia de lembrancinha para festinha de aniversário ou na escola.



FONTE: PAINEL CRIATIVO

sábado, 23 de junho de 2012

VIVA SÃO JOÃO




Quem resiste ao encanto e a magia da Festa de São João? Há quem goste de Festa Junina pela pipoca saborosa acompanhada do bom e velho quentão, pelos amendoins irresistíveis servidos nas tendas, pelos deliciosos pratos servidos na festa à caipira, pelas brincadeiras e pescarias, pela quadrilha dançando ao redor da fogueira, pela magia dos balões ou também pela irreverência do casamento à caipira e pelas danças típicas de São João. São tantos os atrativos das Festas Juninas, não é mesmo?

Há também quem aproveite a data para abusar das simpatias para arrumar namorado, marido, afinal esta é a data mais propícia, segundo os supersticiosos, para pedir aquele “empurrãozinho” ao Santo Antônio e fisgar de vez aquela pessoa especial!

A verdade é que esta festa de São João é cheia de magia e deve ser comemorada sim! Vale comemorar no trabalho, na escola, na faculdade, com os amigos da rua, não importa o lugar, o que vale mesmo é a criatividade nos preparativos da festa e claro, animação é que não pode faltar!
As comemorações iniciam sempre um pouco antes da data, que é comemorada oficialmente entre os dias 23 e 24 de junho.
  

Chegou a hora da fogueira
É noite de São João
O céu fica todo iluminado
Fica o céu todo estrelado
Pintadinho de balão
Pensando no caboclo a noite inteira
Também fica uma fogueira
Dentro do meu coração

Quando eu era pequenino
De pé no chão
Eu cortava papel fino
Pra fazer balão
E o balão ia subindo
Para o azul da imensidão

Hoje em dia o meu destino
Não vive em paz
O balão de papel fino
Já não sobe mais
O balão da ilusão
Levou pedra e foi ao chão


O sanfoneiro só tocava isso





O baile lá na roça
Foi até o sol raiar
A casa estava cheia
Mal podia se andar!
Estava tão gostoso
Aquele reboliço
Mas é que o sanfoneiro
Só tocava isso!
De vez em quando alguém
Vinha pedindo pra mudar
O sanfoneiro ria
Querendo agradar!
Diabo é que a sanfona
Tinha qualquer enguiço!
Mas é que o sanfoneiro
Só tocava isso!

(Haroldo Lobo e Geraldo Medeiros)





Olha pro céu meu amor
Vê como ele está lindo
Olha prá quele balão multicor
Como no céu vai sumindo.
Foi numa noite igual a esta
que tu me deste o teu coração
O céu estava em festa
porque era noite de São João
Havia balões no ar
xote, baião no salão
E no terreiro o teu olhar
que incendiou meu coração.


São João é só alegria...
Que tal rir um pouquinho????
O TAXI
Um caipira estava na cidade, quando pegou um táxi.
O taxista tinha fama de conquistador. 
O caipira entrou e disse:
-ao mercado, pur favô.
E foram. No caminho, o taxista afirmou:
-Olha aquela mulher! Não é linda?
-Feia!
-Feia nada, linda!
-Feia! Feia! Feia!
E bum! O carro bate num outro da frente.
O taxista, nervoso, disse:
-Por que você não me avisou que ia bater!
-Eu tava tentando! Disse: feia! Feia! Feia!(freia) 




O ASSALTO
Dois caipiras foram assaltar a Igreja à noite.
O padre percebeu o barulho, 
acendeu as luzes e perguntou:-
Quem está aí?
Os dois caipiras ficaram calados, 
então o padre perguntou de novo:
- Quem está aí??
Um dos caipiras respondeu:
- Nois é anjo.O padre então já desconfiado diz:-
Então vôa.
O outro caipira sem titubear responde:
- Nois é fiote!!!



O CAIPIRA VAI AO DENTISTA!!!!
— Dotô, quanto custa pra arrancá um dente?
— São cem reais!
— Creio em Deus padre! 
Só pra arrancá um dente?
— Exatamente!
O caipira virou-se para ir embora, 
mas pensa um pouco,
coça o queixo e pergunta:
— E se for só pro senhor deixá ele mei bambinho?

Enfeites para Festa Junina

Veja alguns ideias para decorar a sua festa junina, com alguns materiais simples como tecido, pipoca, EVA dá para fazer alguns enfeites bacana para sua festinha.

Topiaria de pipoca é bem simples de fazer, basta espetar um palito de churrasco na bola de isopor,coloque gesso ou isopor no vasinho de madeira para fixar o palito, as pipocas são coladas com cola quente.

Espetinhos no formato de milho que você pode colocar na mesa de doces

Trouxinha de tecido para colocar docinhos típico, fica muito charmoso na mesa de doces

Esse modelo de lembrancinha é um mini chapéu de palha que dá para colocar um monte de guloseimas típicas.

FONTE: PAINEL CRIATIVO

Festa Junina: Modelo de Enfeite de Mesa

Que tal reciclar garrafas Pet para fazer lindos enfeites para festa junina da sua escola? Veja como é bem simples de fazer esse modelo de enfeite no formato de uma espiga de milho. Ele pode ser utilizado também para decorar festa de aniversário com o tem junino. Acompanhe o passo a passo:

Materiais: Garrafa pet, papel de seda amarelo, EVA verde, tecido chita, caneta permanente preta e cola quente.

1. Lave a garrafa pet e retire o rótulo. Pegue o papel de seda amarelo e recorte vários pedaços de tamanho variado. Coloque esses pedacinhos de papel na garrafa até encher ela completamente.

2. Transfira o molde da folha para o EVA verde e cole na garrafa pet com cola quente.

3. Recorte no tecido (chita) um quadrado de 30x30cm e com um cordão de sisal ou fita amare-o na garrafa pet.

4. Com a caneta permanente preta faça os detalhes da espiga de milho. Na boca da garrafa amarre um pedacinho de chita e coloque lacinho e florzinhas para enfeitar.


FONTE: painel criativo

Personagens da Turma da Mônica com roupa Junina.