..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags . .Header { text-align: center; ; tags . -->

terça-feira, 28 de maio de 2013

Projeto Meio Ambiente - Plante uma flor!


Oi gente!!!

Recebi esta dica no email e não poderia deixar de postar aqui... quem fez foi a professora Luzia Sanches, do Ensino Fundamental do Centro Educacional de Andradina. Amei a dica, vamos conferir? A mesma dica pode ser trabalhada em setembro, na primavera.

Pra fazer você vai precisar de: 01 garrafa pet de 2 litros (para cada aluno), terra de jardim e sementes...
Algumas dicas para fazer um vasinho com garrafa pet
Outra dica de vasinho reciclado, feito com disquetes antigos. Daqui.
Como que faz?
Corte a garrafa ao meio e faça uma cestinha ou vaso (veja dica de vaso de pet na postagem anterior clicando aqui). Peça aos alunos para trazer de casa as garrafas e terra de jardim. Enfeite o vaso como quiser, tinta, eva, durex colorido... Compre sementes de flores variadas para jardim e misture. Plante junto com a turma. Na semana do meio ambiente, cada aluno leva pra casa seu vaso com semente germinando. Eles deverão anotar no caderno o desenvolvimento da planta e verificar qual foi a flor que nasceu... Todos vão adorar e aguardar o resultado. 

Desenvolvimento do Projeto
“Ofuturoa gente faz agora” - Preservar o meio ambiente é muito importante para que possamos ter um planeta saudável e rico em recursos naturais no futuro.

"Ser verde está na moda" -  Atitudes relacionadas ao consumo, desperdício, poluição e formas sustentáveis de geração energia estão em voga, e nosso desenvolvimento e permanência aqui pela Terra depende delas e de novas ideias.

E, nós, professoras e alunos, preocupadas com o futuro do nosso planeta estamos fazendo a nossa parte! Sabe como? Você está recebendo uma pequena parte desse movimento que é tão importante para nós. Para nos ajudar, siga as instruções: 
  • Ao receber este vaso, faça pequenos furos para que a água colocada não permaneça no vaso por muito tempo.
  • Irrigar pelo menos uma vez ao dia, preferencialmente no início da manhã ou final da tarde. 
  • Anotar o desenvolvimento dessa planta em seu caderno: se nasceu, quando e qual o tipo de flor que germinou... 
  • Deixar o vaso num local longe de animais domésticos para que não estraguem a experiência.
  • Ao nascer a planta, se quiser transferir para um vaso definitivo, você deverá retirar a muda com terra para que ela não morra.
  • Cuidar como se fosse alguém dafamília, com carinho, atenção e amor, pois só com amor as flores florescem.
O resultado do projeto da professora Luzia foi ótimo... Vamos fazer?


Read more:http://www.pragentemiuda.org/#ixzz2UbmrGwwH

terça-feira, 7 de maio de 2013


PROJETO BRINCADEIRAS DE CRIANÇA


Este projeto foi realizado com crianças entre 3 e 4 anos do nível II, na instituição onde trabalho. Resolvi compartilhar pois, além de um rico material para o trabalho com a linguagem artística, também e principalmente, visa resgatar a importância da brincadeira para a primeira infância. Assim, compartilharei aqui algumas fotos, ilustrações feitas pelas crianças, além de uma parte do projeto desenvolvido.

Quero de imediato agradecer ao artista plástico Ivan Cruz e sua filha Ludmila Guerra, pela participação durante o desenvolvimento do projeto, através do envio da música e de um vídeo produzido pelo artista. Aproveito para deixar aqui o site onde podemos encontrar as obras e diversos materiais de Ivan Cruz:www.brincadeirasdecrianca.com.br .

PROJETO BRINCADEIRAS DE CRIANÇA
Profª Maria Mara M. Rodrigues 

I – APRESENTAÇÃO

O Projeto “Brincadeiras de Criança” será desenvolvido no Centro de Educação Infantil XXXXXX, localizado na cidade de Campo Grande-MS.
Com início previsto para a segunda quinzena de fevereiro, o referido projeto terá como público alvo as crianças de 3 e 4 anos de idade, matriculadas nesta instituição de educação infantil.


II – JUSTIFICATIVA

Atualmente, ao falarmos de criança logo nos vêm à mente a palavra BRINCAR. Isto porque, sabemos que é através das brincadeiras que a criança entra no mundo dos adultos, não de forma imediata, mas simbólica, amadurecendo assim seu pensamento, seus movimentos, sua interação com os objetos e com o meio em que vive.
Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato da criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons, e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação.
Propor às crianças um jeito diferente de brincar, resgatando, conhecendo e valorizando brincadeiras infantis antigas possibilitando momentos que desenvolvam suas habilidades cognitivas, seu potencial de reflexão e de construção do conhecimento, é de fundamental importância, pois é com o lúdico que ela experimenta a vida, resolve problemas e desenvolve a sua socialização.
Neste sentido, o presente projeto ganha força, pois busca resgatar a importância das brincadeiras, utilizando para este fim o trabalho com obras do artista plástico Ivan Cruz, que expressa através de pinturas, as brincadeiras que vivenciou em seus momentos de infância. Suas obras servirão como convite para novas brincadeiras a serem desenvolvidas na instituição.


III – OBJETIVOS:
  O objetivo principal do projeto é valorizar o gosto pelo brincar, mergulhando na magia dos brinquedos e brincadeiras de antigamente. Essa viagem, certamente, trará momentos agradáveis de diversão e de alegria. Além disto, outros grandes objetivos nortearão este projeto, sendo eles:
  •   Desenvolver a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança;
  •  Reconhecer a importância dos brinquedos e brincadeiras, como elementos da cultura local;
  •  Promover a socialização e interação afetiva entre as crianças;
  •  Incentivar a vivência de valores como: cooperação, respeito, justiça, solidariedade, auto-estima;
  •  Reforçar a importância do brincar;
  •  Explorar movimentos com o corpo, promovendo o desenvolvimento da motricidade ampla, equilíbrio e lateralidade;  
  • Conhecer a biografia do artista Ivan Cruz e algumas de suas obras de arte;
   IV – DESENVOLVIMENTO

O projeto será norteado pelas obras do artista plástico Ivan Cruz, onde serão apresentados às crianças alguns trabalhos que fazem parte da série “Brincadeiras de Criança”, em que, como o próprio tema sugere, o artista retrata através de pinturas, diversas brincadeiras infantis.
O trabalho será desenvolvido da seguinte forma:
  • Organização do planejamento, garantindo um horário específico na semana, para que seja desenvolvido o projeto;
  • Roda de conversa e apreciação, visando conhecer o artista plástico e suas obras;
  • Organização de espaço e tempo para a realização das brincadeiras;
  • Releitura das obras de arte;
  • Momentos de diálogo, onde as crianças poderão expressar suas opiniões acerca das brincadeiras realizadas;
  • Registro fotográfico das vivências do projeto, etc.
  • Manter um diálogo com o artista, através de cartas e e-mails, visando a aproximação das crianças com o mesmo.
V - AVALIAÇÃO
A avaliação visará entender o processo de cada criança e a significação que cada brincadeira comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deverá fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.
Portanto, a avaliação ocorrerá no decorrer do projeto, buscando identificar se os objetivos traçados foram alcançados.



VI – CULMINÂNCIA
 O encerramento do projeto está previsto para a semana do brincar, que ocorrerá no final do mês de maio do corrente ano.
Na oportunidade, serão expostos os trabalhos desenvolvidos durante o projeto, bem como os registros fotográficos das brincadeiras vivenciadas pelas crianças, através da organização de uma exposição de arte.

VII - REFERÊNCIAS

Sites consultados: