1-Identificação:
Nível: 3º Ano
Tempo Previsto: Uma Semana
Áreas Contempladas: Língua Portuguesa; História; Geografia.
Temas Transversais: Ética.
Pluralidade Cultural: Educação e as formas de transmissão do conhecimento: Práticas Educativas e educadores nas diferentes culturas.
Cidadania: Direitos e Deveres individuais e coletivos.
2-Problematização: Devido às dificuldades em relação ao interesse das crianças pela leitura é que elaboramos esse projeto com os contos infantis, visando proporcionar momentos agradáveis e também desenvolver a escrita e a oralidade entre os educando a partir das histórias recriadas nas demais situações com o intuito de desenvolver a aprendizagem.
3- Justificativa: O trabalho de contação de história infantis proporciona ao educando uma viagem por lugares mágicos, habitados por personagens fantásticos desenvolvido assim o encanto e a fantasia no qual a leitura é um processo amplo, que envolve a produção de sentido objetivando assim a oportunidade de ampliar, transformar e enriquecer sua própria experiência de vida com realização de tais atividades.
4- Objetivo: Despertar o interesse pela leitura entre os diversos contos infantis abordado, tornando assim capazes de desenvolver de forma lúdica e criativa a sua aprendizagem.
5- Objetivos Específicos:
• Conhecer diversas Histórias infantis;
• Utilizar a técnica de dramatizar e fazer recontos;
• Conhecer diversas Histórias infantis;
• Utilizar a técnica de dramatizar e fazer recontos;
· Identificar personagens de contos de fadas, como: magos, fadas, duendes, anões, gigantes, etc.
Identificar os contos pela linguagem típica dos mesmos;
Identificar os contos pela linguagem típica dos mesmos;
Identificar ações marcas temporais presentes nos contos;
Identificar letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens;
· Desenvolver a linguagem oral;
· Identificar títulos de histórias conhecidas
Sistematizar situações-problema, a partir de contos, para as crianças refletirem criando
alternativas de acordo com seus pensamentos;
• Desenvolver habilidades sociais;
• Desenvolver o hábito de ouvir com atenção; • Enriquecer e ampliar o vocabulário; • Desenvolver o pensamento lógico e a rapidez de raciocínio; • Criar atitudes desejáveis; 6- Conteúdo:Conto: Chapeuzinho Vermelho.
1º passo: Será proposto para a turma a encenação do texto Chapeuzinho Vermelho;
2º passo: Leitura e discussão do texto de Chapeuzinho Vermelho;
3º passo: Divisão dos personagens;
4º passo: Confecção do cenário;
5º passo: Providenciar figurino;
6º passo: Ensaio
7º passo: Apresentação
Conto: A bela e a fera.
1º Colocar o CD com a história apresentada;
2º Criar um ambiente aconchegante para os alunos, com tapete e almofadas, para que todos possam ouvir a história confortavelmente.
3º Orientar que enquanto estiverem escutando a história, que anotem aquilo que acharem mais importantes;
- Nome dos personagens;
- Como elas são;
- Onde elas vivem;
- Qual é o problema delas;
- Como é resolvido o problema delas;
- Como termina a historia..
4º O professor irá sortear alguns alunos que irão contar para a classe toda á historia que ouviram.
7- Avaliação:
Os alunos serão avaliados no desempenho das habilidades e competências utilizadas nas atividades escritas e orais.
8- Culminância:
Dar-se-á com exposição de todos os contos trabalhados no projeto durante toda a semana e apresentação da peça Chapeuzinho Vermelho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário