..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags . .Header { text-align: center; ; tags . -->

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

PROJETO BRINQUEDOTECA


... A ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão. O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa saúde mental, prepara para um estado interior fértil, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento.

A Brinquedoteca vem proporcionar um espaço para que o jogo e a brincadeira sejam tratados como atividades voluntárias, livres, onde a criança representa seus desejos, sua realidade através do faz-de-conta, além de despertar a criatividade, o raciocínio, o significado de ganhar e perder e o convívio com outras crianças no mesmo grupo.
Tendo em vista a importãncia da Brinquedoteca como espaço lúdico que o PETI Dona Lindu no dia 06 de outubro/2012 inaugurou a sua Brinquedoteca um projeto da facilitadora Camila Leite com a colaboração de Linete Leite, Salete Oliveira, Marilda Santos e todos funcionários.

Foi mesmo um sucesso!!!.










ATÉ A PRÓXIMA!!!!

BY CAMILA LEITE

sábado, 20 de outubro de 2012

DIA DAS BRUXAS - 31 DE OUTUBRO


Você sabe qual é a origem do "Dia das Bruxas"?
O Dia das Bruxas é uma festa muito antiga. Foram os povos celtas, muito apegados a natureza, que habitavam região da França e da Inglaterra entre os anos 600 a.C e 800 d.C que deram origem a tradição do Dias da Bruxas. Naquela época o Dia das Bruxas se chamava Samhain, que significa "fim do verão". O Samhain era comemorado do dia 30 de outubro ao dia 2 de novembro, os últimos dias do verão. Para os celtas, o fim do verão era também o fim do ano. Nesta data eles homenageavam seus parentes e amigos que já morreram e seus deuses.

Foi os Estados Unidos o responsável por popularizar a tradição do Dia das Bruxas. Hoje, crianças e adultos fantasiam-se de monstros, bruxas, magos, e fantasmas e saem para o travessuras ou gostosuras, que funciona assim: os fantasiados batem de porta em porta perguntando "travessuras ou gostosuras?" para ganhar balas, chocolates e outros doces. E assim, no dia 31 de outubro os moradores também enfeitam suas casas com objetos feitos pela própria família, como a cara-de-abóbora, conhecida como Jack da Lanterna.

O Dia das Bruxas não faz parte da cultura brasileira, mas algumas pessoas costumam celebrar esta data como forma de diversão. Então, amiguinho, prepare sua fantasia e vamos ganhar algumas gostosuras!

FONTE: BLOG SMARTKIDS 

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Bolo Diamante Negro e Branco

 

ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de açucar
  • 3 colheres (sopa) de margarina
  • 4 ovos
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 1 xícara (chá) de chocolate em pó
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • Recheio e Cobertura
  • 1 colher (sopa) de margarina
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de leite sem soro
  • 170 gramas de chocolate Diamante Negro picado

modo de preparo

Aqueça o forno a 200 ºC. No liquidificador bata o açucar, a margarina, os ovos, e o leite. Misture o chocolate em pó, a farinha de trigo e o fermento. Ponha em uma assadeira untada com margarina e ponha no forno para assar durante 45 minutos. Deixe esfriar e desenforme.
Recheio e Cobertura
Em uma panela poha a margarina, o leite condensado e o creme de leite. Leve ao fogo e sem parar de mexer cozinhe até começar a se soltar nos fundos da panela. Deixe esfriar. Corte o bolo ao meio, recheie com metade do creme e espalhe uma camada de chocolate Diamante Negro. Ponha a outra parte do bolo, cubra com o restante do creme do chocolate.

Fonte: receitas.com

terça-feira, 16 de outubro de 2012

O Halloween - 31 de outubro



 
Alguns significados simbólicos
a abóbora: simboliza a fertilidade e a sabedoria
a vela: indica os caminhos para os espíritos do outro plano astral.
o caldeirão: fazia parte da cultura - como mandaria a tradição. Dentro dele, os convidados devem atirar moedas e mensagens escritas com pedidos dirigidos aos espíritos.
a vassoura: simboliza o poder feminino que pode efetuar a limpeza da eletricidade negativa. Equivocadamente, pensa-se que ela servia para transporte das bruxas.
as moedas: devem ser recolhidas no final da festa para serem doadas aos necessitados.
os bilhetes com os pedidos, devem ser incinerados para que os pedidos sejam mais rapidamente atendidos, pois se elevarão através da fumaça.
a aranha - simboliza o destino e o fio que tecem suas teias, o meio, o suporte para seguir em frente.
o morcego - simbolizam a clarividência, pois que vêem além das formas e das aparências, sem necessidades da visão ocular. Captam os campos magnéticos pela força da própria energia e sensibilidade.
o sapo - está ligado à simbologia do poder da sabedoria feminina, símbolo lunar e atributo dos mortos e de magia feminina.
gato preto - símbolo da capacidade de meditação e recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade. Plena harmonia com o Unirverso
Cores:
Laranja - cor da vitalidade e da energia que gera força. Os druidas acreditavam que nesta noite, passagem para o Ano Novo, espíritos de outros planos se aproximavam dos vivos para vampirizar a energia vital encontrada na cor laranja.
Preto - cor sacerdotal das vestes de muitos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes em geral. Cor do mestre.
Roxo - cor da magia ritualística.
Fonte:

16 de outubro -Dia Mundial da Alimentação


16 de outubro foi o Dia Mundial da Alimentação, momento ideal para pensarmos um pouco mais sobre a necessidade de ter uma alimentação saudável.
Mais do que o dia da alimentação, devemos fazer dele o dia da consciência sobre graves problemas sociais. De fato, os dados são alarmantes. Atualmente, cerca de 500 milhões de pessoas sofrem com a obesidade em todo o mundo.
Ou seja, uma em cada dez pessoas no planeta está acima do peso. Não é à toa que a obesidade é um dos dez problemas de saúde pública do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Esse, porém, não é o único motivo de preocupação. É cada vez maior o número de países que enfrentam um “duplo problema”: com a obesidade e as suas enfermidades, está a desnutrição. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), 854 milhões de pessoas em todo o mundo passam fome, ao mesmo tempo em que 1,6 milhões sofrem com o sobrepeso e outros 400 milhões de pessoas são obesas.
No Brasil, 4% da população apresenta déficit de peso, enquanto 40% dos adultos estão com excesso de peso e, nesse grupo, 11,1% enfrentam a obesidade, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O pior é que as crianças não estão livres das estatísticas.
Além disso, em nosso país, cerca de 2% da população apresenta algum tipo de transtorno alimentar, ou seja, apresenta graves alterações no comportamento alimentar, o que pode causar o emagrecimento excessivo, a própria obesidade, problemas físicos ou mesmo incapacidades.

Fonte: portal são francisco

HISTÓRIA DO ABANDONO DE CRIANÇAS NO BRASIL


Na História do Brasil há pouco ou quase nada escrito sobre as crianças abandonadas. O abandono de crianças no Brasil existe desde o século XVIII, pois muitas mães e famílias não tinham condições de criar seus filhos e acabavam abandonando-os nas ruas. O principal fator do abandono sempre foi a miséria.

Entretanto, existiam outros fatores que levavam uma mãe a abandonar seus filhos no século XVIII e o principal deles ocorria pelo fato de a mulher engravidar quando ainda era solteira. Na maioria das vezes essas mulheres ganhavam a criança (bebê) e continuavam solteiras. A sociedade brasileira do século XVIII não aceitava que mulheres solteiras tivessem e criassem seus filhos, pois era uma sociedade na qual os valores morais e éticos acabavam prevalecendo – consequentemente, as mães solteiras sofriam um processo de discriminação e preconceito.
Atualmente, nossa sociedade ainda sofre heranças desse passado: milhares de mães solteiras geralmente continuam sofrendo discriminação e abandonando seus filhos, tanto por esse processo discriminatório quanto pela miséria e falta de condições econômicas para criá-los.
Com o advento das indústrias no início do século XX, milhares de famílias brasileiras acabaram saindo do campo (meio rural) para as cidades – o chamado êxodo rural –, em busca de trabalho nas indústrias, com a intenção de melhorar suas condições de vida (econômica e social).
Com isso, as cidades começaram a crescer em virtude do aumento da população e dos problemas urbanos que foram surgindo (falta de empregos, moradia, alimentação, esgoto e água tratada). As famílias, geralmente o pai e a mãe que conseguiam ingressar nas fábricas como operários (trabalhadores das fábricas), trabalhavam 12 horas por dia. Os filhos desses pais e mães começaram a ficar sozinhos em casa e passaram a ocupar as ruas.

A grande maioria das crianças abandonadas no início do século XX vivia nas ruas, além dos motivos já citados, para exercer atividades que complementassem a renda da família. Hoje ainda vemos várias crianças que ficam na rua vendendo balas, doces e vários outros produtos para ajudar na renda familiar. Nos sinais de trânsito, milhares de crianças são usadas pelos adultos para pedir dinheiro aos motoristas dos carros.
Com o crescimento acentuado do número de crianças abandonadas na década de 1920, o governo brasileiro começou a implantar ações para tentar resolver a questão do abandono de crianças, criando orfanatos, escolas profissionalizantes e escolas correcionais (para menores infratores). No ano de 1927 foram criadas as primeiras leis que regulamentavam políticas governamentais a favor das crianças – o chamado Código de Menores.

No ano de 1990 foi criado pelo governo brasileiro o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que regulamenta políticas em favor da criança e do adolescente e institui seus direitos e deveres. Mas a situação das crianças abandonadas no Brasil ainda está longe de ser solucionada: atualmente existem milhões de crianças morando em situação de risco nas ruas. É só sair de casa para ver uma criança nessa situação de abandono! 

FONTE ESCOLA KIDS

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Especial para o Dia das Crianças, já está disponível! Aproveitem...

Aproveitem algumas idéias pra fazer de última hora...
 
Beijocas!



  • >>Sorvetão com cone de papel e pipoca
  • >>Carimbo com tampa de amaciante e EVA
  • >>Como personalizar copos descartáveis
  • >>Lembrancinha - Aranha feita com pirulito
  • >>Brinquedos e lembrancinhas com reciclagem de CD's
  • >>Bichinhos com reciclagem de lata de refrigerante
  • >>Porta recados feitos com reciclagem de tampinhas
  • >>Porta guloseimas feito com garrafa pet
  • >>Bichinhos com reciclagem de latinhas de refrigerante
  • >>Passo a passo de boneca feita de meia
  • >>Gelatina divertida com cubos da lego
  • >>Passo a passo de dominó feito em EVA
  • >>Várias ideias par fazer carrinhos reciclados
  • >>Binóculos feitos com tubo de papel higiênico
  • >>Borboleta porta guloseimas com reciclagem
  • >>Borboleta feita com prendedor de roupa
  • >>Carrinhos com tubos de papel higiênico
  • >>Jogo da memória feito com potes de danone
  • >>Vasinhos reciclado com garrafa pet
  • >>Vai-e-vem feito com reciclagem
  • >>Lagarta feita com reciclagem de caixa de ovo
  • >>Lagarta feita com copos descartáveis
  • >>RECEITA - Pirulito de pipoca com chocolate
  • >>RECEITA - Picolé de amora para as crianças
  • >>RECEITA - Picolé de fruta para as crianças
  • >>Pirulito de pipoca para a festa
  • >>RECEITA - Bolacha de maisena recheada
  • >>Boliche feito com reciclagem de pet 2
  • >>Boliche feito de garrafas pet coloridas
  • >>Painel Turma da Mônica - Dia das Crianças
  • >>Sanduíches divertidos para as crianças
  • >>Pinturas divertidas para as boquinhas
  • >>Mensagens para o Dia das Crianças
  • >>Boliche feito com vidros de shampoo
  • >>Projeto para Semana da Criança
  • >>Bichinhos do espaço com guloseimas
  • >>Lembrancinha - Ovelhinha com pipoca
  • >>Enfeites para fotos para Dia das Crianças
  • >>Frutas na festa do Dia das Crianças
  • >>Balanço feito com pneus reciclados
  • >>Melancia no palito de picolé
  • >>Fogãozinho reciclados com latas de tinta
  • >>Pratinhos decorados para usar na praia
  • >>Camisetas carimbadas para o Dia das Crianças
  • >>Picolé de bolo para o Dia das Crianças
  • >>Colheres descartáveis com chocolate
  • >>Pirulitos com corações de papel
  • >>Vamos fazer uma Catapulta?
  • >>Menino e Menina Porta Guloseimas
  • >>Maletinhas de caixa de leite
  • >>Porta Guloseimas - Dia das Crianças
  • >>Fazendo Brinquedos - Bolhas de Sabão
  • >>Fazendo Brinquedos - Bilboquê
  • >>Fazendo Brinquedos - Pião
  • >>Fazendo Brinquedos - Fone de latas
  • >>Projeto Brincar - Dia das Crianças
  • >>Projeto Brinquedos e Brincadeiras
  • >>Projeto Dia das Crianças - NÍVEL 01
  • >>Projeto Dia das Crianças - NÍVEL 02
  • >>Prendedores decorados para saquinhos
  • >>Dominó gigante com Sucata
  • >>Lembrancinhas - Porta-Tudo de Monstrinhos
  • >>Lembrancinhas - Estojo de Monstrinhos
  • >>Porta Guloseimas de Monstrinhos
  • >>Sacolas Decoradas com Monstrinhos
  • >>Pirulito de Monstrinhos com receita
  • >>Porta Retratos de Monstrinhos
  • >>Viseiras e Máscaras de Monstros
  • >>Palhacinho Bilboquê e 05 Marias
  • >>Ideias variadas de porta lápis
  • >>Vários Porta Lápis feitos com lápis de cor
  • >>Lembrancinhas - Mini Porta Retratos
  • >>Faça você mesma os seus cartõezinhos
  • >>Plaquinhas para Porta - Meninos e Meninas
  • >>Bonecos Reciclados para Brincar
  • >>Vamos brincar de Circo - Dia das Crianças
  • >>Brincadeiras e Dinâmicas para animar a festa
  • >>ESPECIAL - Brincadeiras Infantis
  • >>Cofrinhos feitos com reciclagem
  • >>Potes e Latas encapados para guloseimas
  • >>Ponteiras com personagens fofos
  • >>Ponteiras fofinhas com insetos
  • >>Ponteiras assustadoras com Insetos
  • >>201 Dinâmicas para Semana da Criança
  • >>Imagens de Crianças brincando
  • >>Números fofos com crianças sapecas
  • >>Brincadeiras para o Dia da Criança
  • >>Musiquinhas Variadas - Dia da Criança
  • >>Poesias e Poemas - Dia da Criança
  • >>Jogos educativos feitos com reciclagem
  • >>Ideias - Brinquedos feitos com sucata
  • >>Ideias - Brinquedos de sucata - Animais
  • >>Direitos da Criança para colorir 3
  • >>Direitos da Criança para Colorir 1
  • >>Direitos da Criança - Para Colorir 2
  • >>CD - Canções dos Direitos da Criança
  • >>Moldes de Crianças para Painéis
  • >>Moldes para Painéis - Dia das Crianças
  • >>Cartões de ursinhos para lembrancinhas
  • >>Cartões coloridos para o Dia da Criança
  • >>Incentivos para Imprimir - Dia da Criança
  • >>Cartõezinhos com Poesia para o Dia da Criança
  • >>Cartãozinho pedindo guloseimas aos pais
  • >>Ideia - Copos decorados com Flores
  • >>Fantasia - Professora Divertida
  • >>Sapo e elefante com língua de sogra
  • >>Brinquedos - Animais de garrafa pet
  • >>Brinquedos - Animais feitos com bexigas
  • >>Cachorrinho Porta Caneta - Lindo!
  • >>Borboletas e Libélulas com Guloseimas
  • >>Caixinhas fofas para o Dia das Crianças
  • >>Potinhos de vidro porta guloseimas
  • >>Porta-lápis, chaveiros, ponteiras e outros
  • >>Lembrancinha - Gelatina com dedoches
  • >>Lembrancinha - Ursinho Guloso com moldes
  • >>Ideia - Gelatina com Bichinhos na Colher
  • >>Lembrancinhas - Personagens feitos com espuma
  • >>Porta Lápis, porta apontador e outros
  • >>Lembrancinhas - Pirulitos com bichinhos
  • >>Lembrancinhas - Jogo da Velha
  • >>Porta Canetas com Sucata - Lindos!
  • >>Várias ideias de lembrancinhas recicladas
  • >>Ponteiras para lápis - Menininhas
  • >>Ponteiras para Lápis - Bichinhos
  • >>Lembrancinha - Minhoquinha no lápis
  • >>Sapinho guloso com língua de sogra
  • >>Bichinhos com rolos de papel higiênico
  • >>Bichinhos de Jardim com sucata - Centopéias
  • >>Bichinhos de jardim com pratos descartáveis
  • >>Bilboquê - Sapinho e flor de garrafa pet
  • >>Ideias para lembrancinhas - Joaninhas
  • >>Ideias - Passarinhos de Pratinhos descartáveis
  • >>Cartões de flores de papel com Pirulitos
  • >>Livrinho feito com pano ou feltro
  • >>Lembrancinha - Pirulito com Flores
  • >>Lembrancinhas - Chaveiro com flores de EVA
  • >>Lembrancinhas - Ideias variadas com EVA
  • >>Lembrancinhas - Ideias variadas com EVA II
  • >>Lembrancinha - Caneta com Flores
    Já, já mais novidades, aguardem!
  • http://www.pragentemiuda.org/2009/09/especial-dia-das-criancas.html#ixzz289vENgsY

    Especial - Dia dos Professores

     
    Oi gente linda!
     
    O Especial para o Dia dos professores está recheado de novidades e ainda vem mais por aí... Aguardem!


    Bjocas!


    Read more: http://www.pragentemiuda.org/#ixzz289uNA2GM

    Especial Dia dos Animais


    gente do blog!!!


    Vim postar vários links para trabalhar no Dia dos Animais!
    Tem muitas idéias criativas para trabalhar com seus alunos.

    Beijocas a todos os amigos...



    Read more: http://www.pragentemiuda.org/#ixzz289u1MyNu

    Primavera: atividades