Durante a adolescência, o ser humano passa por um dos períodos mais intensos de descobertas, curiosidades e desejos. Os hormônios entram em ebulição e os conflitos internos aumentam, transformações que acabam por afetar a relação com o outro, com o mundo e com o próprio corpo. Entender esse momento é o primeiro passo para que pais e professores não se sintam perdidos ou impotentes. Nesta série especial, sete reportagens esclarecem questões do comportamento do jovem. Boa leitura!
É só clicar e ler....
É na puberdade que o jovem reconstrói seu universo interno e cria relações com o mundo externo.
Fundamental para o exercício de papéis sociais, o grupo ganha espaço na adolescência. Possibilidades e riscos são as marcas desse momento.
A conquista do pensamento abstrato muda a maneira de ver o mundo. Rebeldia e desejo de transformar e projetar o futuro são as novidades.
Mudanças físicas e psíquicas perpassam a construção da sexualidade na juventude. Compreensão e diálogo são fundamentais durante esse processo.
Na fase em que a curiosidade aproxima o jovem das drogas, o diálogo franco é o melhor caminho para que ele entenda por que dizer "não".
A agressividade faz parte da adolescência, mas os casos de violência entre os jovens aumentaram e tornaram-se mais graves nos últimos dez anos. Entender o fenômeno é o primeiro passo para preveni-lo.
Para os adolescentes, o mundo virtual é um espaço de expressão e descoberta. Mas é preciso orientá-los a reconhecer e a evitar os riscos da internet.
Fonte: revistaescola.abril.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário