..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags . .Header { text-align: center; ; tags . -->

quarta-feira, 21 de março de 2012

10 hábitos para manter a família unida


 

Dicas para melhorar as relações

O vínculo afetivo entre familiares é fundamental para o desenvolvimento individual e, claro, da unidade familiar. Manter as relações afinadas e fortes não é nada trabalhoso. Na verdade, é mais uma questão de adotar alguns hábitos na rotina e aos poucos eles vão sendo incorporados por todos. Confira ingredientes para incrementar essa receita.

1. Respeite os limites de cada um
Cada pessoa tem seu ritmo, seu jeito de ver e de viver a vida. Procure respeitar essas particularidades. Isso pode ajudar a resolver conflitos familiares de um jeito muito mais fácil.

2. Priorize o bom humor

Tente encarar os conflitos familiares com disposição. Muitos surgem por motivos pequenos e são alimentados pelo cansaço e o estresse. Quem enfrenta os problemas bom humor alimenta relações mais leves.

3. Faça coisas em conjunto
Para driblar a falta de tempo para realizar atividades com seus filhos ou companheiro, faça programas conjuntos – como cozinhar ou arrumar a bagunça da garagem. São ótimas oportunidades para a troca de experiências.

4. Incentive o diálogo

Conversar é fundamental. De nada adianta viver sob o mesmo teto se não há diálogo, se as pessoas não compartilham sentimentos e experiências. Uma boa conversa permite saber como o outro está é a melhor forma de resolver desentendimentos.

5. Esteja disponível
Ninguém consegue estar 100% disponível, mas mostrar disponibilidade para conversar e dar atenção, principalmente para crianças e adolescentes sempre que possível, é fundamental. Usar frases do tipo “conte comigo”, “sou seu parceiro” ou “se precisar, estou aqui” ajuda os filhos a encontrarem um canal aberto.

6. Não se deixe levar pela rotina agitada

É chato conviver com uma pessoa que chega em casa com a cara fechada. Se você teve um dia estressante, imagine que, ao passar pela porta de entrada, as preocupações ficarão do lado de fora e a sua família poderá ser uma excelente forma de distração.

8. Expresse seu afeto
Há várias maneiras de manifestar o carinho que você sente por seus familiares. Um simples abraço dá conforto e revela uma forte ligação. A partir do afeto, despertam outros sentimentos fundamentais para as relações, como respeito, compreensão e tolerância.

9. Todo dia é dia

Estreite os vínculos sempre. Um telefonema, um e-mail ou um SMS podem ser demonstrações de afeto que fazem a diferença.

10. Admita seus erros
Ninguém é perfeito, até mesmo os pais. E quando uma pessoa assume que errou, as relações ficam mais verdadeiras e os familiares se aproximam ainda mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário