..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags . .Header { text-align: center; ; tags . -->

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Qual o motivo dos soluços?


Em nosso corpo a ventilação do pulmão no processo de respiração depende da ação dos músculos intercostais, que ligam as costelas entre si, e de um músculo chamado de diafragma. O diafragma se localiza entre a cavidade torácica e a cavidade abdominal.
Quando inspiramos o ar, ou seja, quando o ar entra nos pulmões, o diafragma e os músculos intercostais se contraem e os pulmões se enchem de ar. Quando expiramos o ar, isto é, quando o ar sai dos pulmões, os músculos intercostais e o diafragma se relaxam e o ar sai dos pulmões. A nossa respiração é controlada pelo sistema nervoso, que emite sinais nervosos que controlam os movimentos dos músculos intercostais e do diafragma. O nervo que leva as informações do sistema nervoso até os músculos e o diafragma se chama nervo frênico.
O diafragma é um músculo que participa dos movimentos de inspiração e expiração
O diafragma é um músculo que participa dos movimentos de inspiração e expiração
O soluço nada mais é do que uma contração involuntária do diafragma, que geralmente é causada por uma irritação no nervo frênico.
Especialistas ainda não sabem ao certo como ocorre a irritação no nervo frênico, mas acreditam que pode acontecer espontaneamente ou por ingestão muito rápida de alimentos ou de bebidas alcoólicas em excesso, ou através da mistura de bebida gelada com comida quente, etc.
Geralmente os soluços desaparecem naturalmente depois de algum tempo, mas muitas pessoas utilizam simpatias e outros métodos para cessar os soluços, como beber água gelada, tomar água com o nariz tampado e dar sustos na pessoa que está soluçando.
As pessoas usam vários métodos e simpatias para se livrar dos soluços
As pessoas usam vários métodos e simpatias para se livrar dos soluços
Há casos mais sérios em que os soluços são causados por algum dano no nervo frênico ou em alguma região do cérebro, causado por alguma pancada na cabeça, tumor ou epilepsia. Nesses casos é necessário procurar um médico para que seja feita uma avaliação mais cuidadosa.
Os soluços param naturalmente com o tempo
Os soluços param naturalmente com o tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário