..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags . .Header { text-align: center; ; tags . -->

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

ESPECIAL PRIMAVERA

Bem vinda, Primavera!
Ela chegou, cheia de flores e cores... então, passei aqui no blog só pra postar alguns links, estão maravilhosos!
Tem músicas, poesias, imagens, downloads e muitas idéias com reciclagem, aproveitem! Boas aulas em sua escola!
Logo, logo mais novidades estarão chegando... Beijos!!!!


Read more: http://www.pragentemiuda.org/#ixzz25A9C4FAM

Móbiles reciclados para a primavera

Olá!

Pessoal vamos reciclar alguns materiais e fazer uma bela decoração para nossa sala ou lembrancinhas para a primavera? Peça para as crianças trazerem de casa potes plásticos, potes de iogurte, pratinhos descartáveis, pratinhos de isopor... enfim todo o material que puder ajuntar!

E mãos a obra! Vejamos as ideias da revista Maestra Jardinera, todas com reciclagem de sucata. Aqui móbiles de potinhos de iogurte e danone e enfeites com pratinhos...

 Móbiles feitos com reciclagem de potes descartáveis.

Vejam que graça ficou o móbile, para fazer você vai precisar de retalhos de eva, bolinhas de isopor, arame e muita sucata!!!
VEJA TAMBÉM: Primavera reciclada - Várias ideias e Ideias recicladas para a primavera
Bom trabalho a todos!!!



Read more: http://www.pragentemiuda.org/2012/08/mobiles-reciclados-para-primavera.html#ixzz25A8GZymz

Torta de Morango com Chocolate

Uma sobremesa simples de fazer e que todos vão adorar.



ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 2 latas de leite
  • 1 colher pequena de essência de morango
  • 2 gemas
  • 2 colheres de amido de milho
  • 2 caixas de morango
  • 1 caixa de creme de leite
  • 1 barra de 170 gramas de chocolate ao leite

modo de preparo

1º - Leve ao fogo o leite condensado, as gemas, o leite, o amido de milho e a essência de morango. Misture bem até engrossar, cuidado parar não criar pelotas. Espere esfriar e coloque o creme em um refratário.
Em seguida pique 1 caixinha de morango coloque por cima do creme.
2º - Derreta o chocolate em banho-maria e logo após coloque a caixinha de creme de leite. Despeje por cima dos morangos picados.
Enfeite com morangos inteiros por cima.

Sirva gelado.inguém vai resistir!!!!

Fonte: Receitas.com

terça-feira, 28 de agosto de 2012

FLORES FEITAS COM COPOS DESCARTÁVEIS

A primavera vem aí e nós já estamos bem atualizados... pra você que quer trabalhar uma ideia barata com sua turma dê só uma olhada nestas flores feitas com reciclagem de copos descartáveis...

Vale a pena tentar aprender....

Amooooo reciclagem e estas flores estão maravilhosas...

Read more: http://www.pragentemiuda.org/#ixzz24nMTKEpU

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

27 DE AGOSTO - DIA DO PSICÓLOGO



Hoje comemoramos o dia nacional do Psicólogo! Psicólogo é o profissional da medicina que conhece como ninguém a nossa mente. Sua função é analisar o comportamento do ser humano, e assim, poder ajudá-lo a enfrentar seus problemas emocionais.

Esse profissional deve ser cauteloso e muito compreensivo, pois está sempre lidando com pessoas, seus sentimentos, problemas, e anseios. A palavra psicologia vem do grego, psyche (mente), e logos que significa conhecimento! Parabéns a todos estes profissionais, que dedicam grande parte da vida ajudando as pessoas a encarar e superar suas dificuldades!

Fonte smartkids

ESPECIAL SEMANA DA PÁTRIA

A SEMANA DA PÁTRIA - 7 de setembro vem aí e já estou postando os links, com muitas atividades para fazer com seus alunos, aproveitem!.

DICA: Veja também o Especial Descobrimento do Brasil. Tem bastante conteúdo que pode ser aproveitado para Semana da Pátria.


Read more: http://www.pragentemiuda.org/#ixzz24nKG6fgN

sábado, 25 de agosto de 2012

Bandeiras do Brasil para imprimir


 
Vim postar uma dica para aproveitar melhor as comemorações de 7 de setembro!

A gente sempre precisa de bandeirinhas e as vezes não é fácil encontrar moldes. Estas que estou postando tem colorida e também em preto e branco. Clique AQUI e imprima as suas próprias bandeirinhas, super fácil!
Escolha a versão que quer imprimir, monte a sua bandeira e comemore o Dia da Independência do Brasil.
Idéia do site do Menino Maluquinho.


Read more: http://www.pragentemiuda.org/#ixzz23jN8yCYG

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

DIA DO SOLDADO - 25 de agosto

O Dia do Soldado é instituído em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já era capitão e, aos 40, marechal-de-campo.
Entra na História como "o pacificador" e sufoca muitas rebeliões contra o Império.
Comanda as forças brasileiras na Guerra do Paraguai, vencida pela aliança Brasil-Argentina-Uruguai em janeiro de 1869, com um saldo de mais de 1 milhão de paraguaios mortos (cerca de 80% da população).
Dia do Soldado
Depois da guerra, Lima e Silva é elevado à condição de duque de Caxias — o mais alto título de nobreza concedido pelo imperador.
Ao optar pela carreira de soldado, o jovem aprende valores como disciplina, organização, amor à pátria, solidariedade e perseverança, entre inúmeros outros que orientarão suas atividades dentro e fora da caserna. É também uma chance de conhecer, iniciar-se ou aperfeiçoar-se em uma profissão, pela qual será remunerado como qualquer outro trabalhador da classe, com a diferença de estar servindo à nação.
No nosso país, o serviço militar é obrigatório por lei desde 1908. Ao completar 18 anos, todo rapaz deve se cadastrar em alguma das forças armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica) e fazer uma série de testes depois dos quais é convocado um percentual dos inscritos. Em muitos países, este alistamento é voluntário.
Fonte: Conhecimentos gerais ; IBGE teen
Dia do Soldado 12

sábado, 18 de agosto de 2012

Boi-bumbá com rolo de papel higiênico

Mais um post com ideias para trabalhar neste folclore.
A dica é para reaproveitar rolinhos de papel higiênico e fazer um bumba meu boi muito fofo. Junte as crianças e coloque todos para participar da atividade, que é bem fácil e barata. Confira o passo a passo abaixo:


 Prontinho! Seu boi bumbá já está pronto para brincar...



Read more: http://www.pragentemiuda.org/#ixzz23doGe4V5

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

ESTAMOS EM FESTA....100 MIL VISITAS!!!!!

Personagens folclóricos reciclados

Vamos continuar com as dicas para trabalhar com material reciclado. Que tal fazer os personagens do folclore com reciclagem de rolo de papel higiênico? Aqui temos dois personagens, mas você pode criar os outros, é só soltar a imaginação junto com a turma.
Pra fazer os personagens você vai precisar apenas de rolo de papel higiênico, papel e tinta. Antes de pintar, você deve colar os detalhes com papel, como o gorro (cone de papel) e a fuça da cuca. Depois é ó pintar e caprichar nos detalhes. Bom trabalho!


Read more: http://www.pragentemiuda.org/#ixzz23dnNf2d6

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Boitatá com reciclagem

Usando apenas material reciclado, você agora vai aprender a fazer outro personagem do nosso folclore: o boitatá. Você pode trabalhar com sua turma cada personagem e depois fazê-los em sala de aula usando sucata. Confira as ideias!

Boitatá feito com reciclagem de tubo de papel higiênico.

Aqui a dica é para reciclar copos descartáveis...
 Com reciclagem de caixa de ovos, que tal?
 Mais uma dica com reciclagem de rolo de papel higiênico.

DICA: Finalize o projeto com uma festinha para a turma... e aí está uma dica super legal para o lanche: um super sanduíche em forma de boitatá!!!


Read more: http://www.pragentemiuda.org/#ixzz23dlhmm2h

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Ciclo do carbono


Para entendermos o que é o ciclo do carbono, é importante sabermos que todos os organismos vivos, sejam eles autótrofos ou heterótrofos, são formados por moléculas orgânicas, como carboidratos, proteínas, lipídios e ácidos nucleicos, e que todos esses compostos orgânicos têm átomos de carbono em sua composição.
Mas... você deve estar se perguntando, como os seres vivos conseguem absorver o carbono?
Você já ouviu falar no gás carbônico (CO2)? Aquele gás que está presente na atmosfera e é um dos ingredientes necessários à fotossíntese realizada pelos seres autótrofos, ou seja, pelos vegetais?
Os vegetais são seres autótrofos, ou seja, conseguem produzir seu próprio alimento

 
Pois é, tudo começa com a fotossíntese que os vegetais realizam. No artigo A fotossíntese nas plantas”, vimos que todos os vegetais são capazes de realizar a fotossíntese e que um dos produtos desse fenômeno é a glicose, que é consumida pelo próprio vegetal, mas também por outros animais, que não são capazes de produzirem o próprio alimento, ou seja, os seres heterótrofos. No artigo Cadeia alimentar”, conseguimos entender muito bem como os animais que não conseguem produzir o próprio alimento conseguem obtê-lo através dos vegetais.
Na cadeia alimentar, a energia armazenada em um ser vivo é transferida para outro no momento em que ele o consome
Na cadeia alimentar, a energia armazenada em um ser vivo é transferida para outro no momento em que ele o consome



Agora que já sabemos de onde o carbono que compõem as nossas moléculas orgânicas vem, vamos ver como ocorre o ciclo desse elemento químico na natureza.

Através da fotossíntese, os vegetais conseguem utilizar o gás carbônico presente na atmosfera
Através da fotossíntese, os vegetais conseguem utilizar o gás carbônico presente na atmosfera

 
Em primeiro lugar, as plantas utilizam o gás carbônico presente na atmosfera para a realização da fotossíntese, transformando-o em matéria orgânica. Em seguida, parte dessa matéria orgânica é consumida pelos próprios vegetais em sua respiração, ficando a outra parte armazenada em seus tecidos.
Quando um ser heterótrofo se alimenta de qualquer vegetal, ele consome aquela matéria orgânica que estava armazenada. Essa matéria é utilizada nos processos metabólicos do animal, como a
respiração, por exemplo, que libera gás carbônico para o ambiente.  O processo da respiração de todos os seres vivos, sejam eles micro-organismos, animais ou vegetais, libera gás carbônico para a atmosfera e, consequentemente, átomos de carbono.
A decomposição da matéria orgânica, ou seja, a decomposição dos corpos dos seres vivos após sua morte, também libera gás carbônico para a atmosfera.
Outro processo que libera grandes quantidades de gás carbônico para a atmosfera é a queima de combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão mineral.

A queima de combustíveis fósseis constitui uma grande fonte de gás carbônico para a atmosfera
A queima de combustíveis fósseis constitui uma grande fonte de gás carbônico para a atmosfera.

Fonte: Escola Kids

Personagens do folclore com origami

O boto cor-de-rosa e a mula sem cabeça são alguns dos personagens folclóricos que estão no livro Origami e Folclore, todos com passo, confira!!! O livro está disponibilizado AQUI para baixar.

Até mais!!!

Read more: http://www.pragentemiuda.org/search/label/folclore#ixzz23dr0nSEn

Bumba meu boi com pote de danoninho

Ideias é o que não falta por aqui para trabalhar neste folclore!!!

Mais uma dica de atividade para cada criança dar vida aos personagens do folclore usando apenas sucata. Agora vamos trabalhar com reciclagem de pote de danoninho, rolo de papel higiênico e palitos de picolé. Veja que graça ficou o resultado final!!!

 Vamos ver o passo a passo?
No final do projeto, cada criança pode levar pra casa o seu personagem!

Read more: http://www.pragentemiuda.org/2012/08/bumba-meu-boi-com-pote-de-danoninho.html#ixzz23dpmtZ2s

Bumba-meu-boi com reciclagem

Olhem só que novidade linda para trabalhar o folclore...  feita com reciclagem de embalagem de amaciante. Fica uma graça!
Pra fazer, dá uma olhadinha na imagem abaixo...
Basta riscar a embalagem de amaciante na forma acima e depois pintar e enfeitar a vontade!!!
Beijos a todos!!! Crédito da ideia para a revista Professor Sassá

Read more: http://www.pragentemiuda.org/#ixzz23dkfVOnT

terça-feira, 14 de agosto de 2012

O que é um ecossistema?


A palavra ecossistema foi utilizada pela primeira vez no ano de 1935, pelo ecólogo inglês Arthur George Tansley. Ele utilizou esse termo para descrever uma unidade em que componentes bióticos e abióticos interagem entre si formando um sistema em equilíbrio. Ficou confuso? Então iremos lhe explicar de outra forma.
Todos os ecossistemas possuem componentes bióticos e componentes abióticos. Os componentes bióticos são todos os seres vivos que vivem em um determinado local, enquanto os componentes abióticos são todos os fatores físicos, químicos e geológicos do ambiente, como água, luz, solo, umidade, temperatura, nutrientes etc. Podemos encontrar desde ecossistemas pequenos, como um lago, até ecossistemas muito grandes como a Floresta Amazônica, mas independente do seu tamanho, em todos os ecossistemas tem que haver uma interação entre os componentes bióticos e os componentes abióticos.
Para você entender melhor o que é um ecossistema, vamos tomar como exemplo um lago.

Nesse ecossistema, todos os componentes se interagem
Nesse ecossistema, todos os componentes se interagem

 
Em um lago podemos encontrar organismos capazes de realizar a fotossíntese, como os vegetais encontrados no fundo e nas margens, e as algas microscópicas encontradas na superfície da água. Nesse lago também vivem caramujos e peixes herbívoros (que comem somente vegetais) que se alimentam de restos de plantas, enquanto outros peixes carnívoros (que se alimentam de outros seres vivos) comem os caramujos e os peixes herbívoros. Algumas aves, como as garças, que ficam na margem do lago, alimentam-se dos peixes e também de rãs que vivem naquele local. 
Como vimos, nesse lago todos os organismos, de alguma maneira, dependem uns dos outros. Os caramujos e os peixes herbívoros dependem da vegetação, os peixes carnívoros dependem dos caramujos e peixes herbívoros, e as aves dependem tanto dos peixes quanto das rãs que ali vivem.
Componentes bióticos e abióticos do lago
Componentes bióticos e abióticos do lago




Mas você deve estar se perguntando, quais são os componentes bióticos e abióticos desse lago? Os componentes bióticos desse lago são os vegetais e todos os outros seres vivos que ali estão. Já os componentes abióticos são:
→ Luz: necessária às plantas para a fotossíntese, lembrando que é a partir da fotossíntese que os vegetais produzem o oxigênio;
Oxigênio: utilizado pelos peixes e demais organismos do lago;
Temperatura da água: quando a temperatura da água aumenta, o oxigênio dissolvido nela diminui, provocando a morte de muitos organismos. Isso deixa a água mais turva, impedindo a passagem de luz e a consequente realização de fotossíntese pelos vegetais. Como os vegetais não fazem fotossíntese, o oxigênio não é produzido e mais organismos morrem;
→ Rochas e lama no fundo e nas margens do lago que servem de esconderijo para alguns organismos;
→ Sais minerais: dissolvidos na água, esses sais são importantes para os organismos que ali vivem.
Através do exemplo dado acima, podemos então definir ecossistema como o conjunto formado pelos organismos vivos e pelos componentes abióticos que atuam sobre esses organismos.

Fonte: Escola Kids

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Adivinhas - Folclore


adivinhas - folclore 

O que é o que é: Quando parte uma partem as duas, quando chega uma chegam as duas?
Resposta: Pernas

De leite é feito, muito bom e nutritivo .Se nome rima com beijo.
Resposta: Queijo

O gafanhoto traz na frente e a pulga traz atrás?
Resposta: A sílaba “ga”

O cinema estava cheio de cimento, qual o nome do filme?
Resposta: Nenhum, o cinema estava em construção.

Quem é que nasce no rio, vive no rio e morre no rio, mas não está sempre molhado?
Resposta: o carioca.

O que a banana falou para o tomate?
Resposta: eu que tiro a roupa e você é quem fica vermelha?

O que é que faz virar a cabeça de um homem?
Resposta: O Pescoço

Qual o lugar em que todos podem sentar menos você?
Resposta: O seu colo.

O que é, o que é? À direita sou um homem, facilmente acharás. Às avessas só à noite e nem sempre encontrarás.
Resposta: Raul e luar

O que é o que é: é verde e não é planta, fala e não é gente?
Resposta: papagaio

O que é, o que é? Enche uma casa completa, mas não enche uma mão. Amarrado pelas costas, entra e sai sem ter portão.
Resposta: O Botão

Trava-Línguas


Trava Língua
   Trava-língua é uma espécie de jogo verbal que consiste em dizer, com clareza e rapidez, versos ou frases com grande concentração de sílabas difíceis de pronunciar, ou de sílabas formadas com os mesmos sons, mas em ordem diferente. Os trava-línguas são oriundos da cultura popular, são modalidades de parlendas (rimas infantis), podendo aparecer sob a forma de prosa, versos, ou frases. Os trava-línguas recebem essa denominação devido à dificuldade que as pessoas enfrentam ao tentar pronunciá-los sem tropeços, ou, como o próprio nome diz, sem "travar a língua". Além de aperfeiçoarem a pronúncia, servem para divertir e provocar disputa entre amigos.
Veja a seguir uma série de trava-línguas e tente pronunciá-los rapidamente:
 
Maria-Mole é molenga, se não é molenga,
Não é Maria-Mole. É coisa malemolente,
Nem mala, nem mola, nem Maria, nem mole.
Conseguiu?
Tinha tanta tia tantã.
Tinha tanta anta antiga.
Tinha tanta anta que era tia.
Tinha tanta tia que era anta.
Conseguiu?
O sabiá não sabia.
Que o sábio sabia.
Que o sabiá não sabia assobiar.
Conseguiu?
O doce perguntou pro doce
Qual é o doce mais doce
Que o doce de batata-doce.
O doce respondeu pro doce
Que o doce mais doce que
O doce de batata-doce
É o doce de doce de batata-doce.

Conseguiu?
Olha o sapo dentro do saco
O saco com o sapo dentro,
O sapo batendo papo
E o papo soltando o vento.
Conseguiu?
A lontra prendeu a
Tromba do monstro de pedra
E a prenda de prata
De Pedro, o pedreiro.
Conseguiu?
Disseram que na minha rua
Tem paralelepípedo feito
De paralelogramos.
Seis paralelogramos
Tem um paralelepípedo.
Mil paralelepípedos
Tem uma paralelepípedovia.
Uma paralelepípedovia
Tem mil paralelogramos.
Então uma paralelepípedovia
É uma paralelogramolândia?
Conseguiu?
Lalá, Lelé e Lili
E suas filhas,
Lalalá, Lelelé e Lilili
E suas netas
Lalelá, Lelalé e LeLali
E suas bisnetas
Lilelá, Lalilé e Lelali
E suas tataranetas
Laleli, Lilalé e Lelilá
cantavam em coro
LALALALALALALALÁ.
Conseguiu?
A aranha arranha a rã.
A rã arranha a aranha.
Nem a aranha arranha a rã.
Nem a rã arranha a aranha.
Conseguiu?
Não confunda
Ornitorrinco com
Otorrinolaringologista,
Ornitorrinco com ornitologista,
Ornitologista com
Otorrinolaringologista,
Porque ornitorrinco
É ornitorrinco,
Ornitologista é ornitologista
E otorrinolaringologista é
Otorrinolaringologista.
Conseguiu?
Larga a tia, largatixa!
Lagartixa, larga a tia!
Só no dia que sua tia
Chamar largatixa
de lagartinha!
Conseguiu?
Cinco bicas, cinco pipas, cinco bombas.
Tira da boca da bica, bota na boca da bomba.
Conseguiu?

Bote a bota no bote e tire o pote do bote.
Conseguiu?
Quem a paca cara compra, paca cara pagará.
 
Conseguiu?
O peito do pé de Pedro é preto.