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segunda-feira, 4 de julho de 2011

EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA

O que se pensa, quando se ouve o nome "inclusiva"?
Logicamente, a resposta é inclusão. Será possível que a educação física pode ser inclusiva? Nos esportes, acontece o contrário...Somente os mais altos jogam voleibol, os mais fortes handebol e os mais habilidosos nas ginasticas. Porém educação física na escola deve promover a inclusão dos alunos e não a exclusão. Os esportes devem apenas ter o objetivo de lazer e recreação e não competição, para que isso aconteça, tem de se ter muito atenção de que forma, quais métodos de ensino estão sendo aplicados para se obter um resultado.
Entretanto, não é apenas isso, que significa educação inclusiva. Adaptar atividades, também é um meio de incluir alunos, crianças e adolescentes. Crianças normais possuem habilidades diferentes das especiais. Pórem, notem que usei o termo habilidade e não capacidade. O que isso quer dizer? Capacidades todos possuem, para qualquer atividade, o que muda é o limite desta capacidade é como é praticado para um possível aumento ou aprimoramento de uma habilidade.
Como adaptar uma atividade?
Simples. Primeiro analise seus materiais, em seguida os recursos que utilizará e para quem aplicará a atividade. Por exemplo, o futebol, normalmente é um jogo apenas para meninos, porém e se modificarmos o jogo, afim de incluir ambos os sexos. Uma estratégia é mudar o jeito que se joga: formar duplas e só poderão correr de braços cruzados, esse é um meio de dificultar e até tornar engraçado o jogo, já que os meninos não poderão usar todo o seu vigor no jogo, afinal terão que jogar com alguém do seu lado e dessa forma ninguém ficaria excluso, até mesmo aquele que não possui tanta coordenação motora.

O que se pode adaptar?
Espaço de jogo, regras, materiais utilizados, números de jogadores por equipe, entre outros recursos.

Que atividades utilizar na aula de educação física?

Explorar a riqueza cultural de nosso país, com brincadeiras e não só futebol ou voleibol. Dança, queimada, brincadeiras em equipes, como mímica, tiro ao alvo adaptado, gincanas e outras inúmeras oportunidades que se pode trabalhar com as crianças e com isso promover o respeito mútuo, a diversão e principalmente a inclusão de todos, seja qual for a atividade.

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