Algumas pessoas acreditam que debaixo do arco-íris existe um pote de ouro. Ou que atravessá-lo faz com que a pessoa mude de sexo. Isaac Newton, em seu livro "Óptica" mostrou que este fenômeno incrível é explicável pela natureza, o que não tira a crença popular em torno dele. Pode-se afirmar qualquer coisa, pois o arco-íris não tem extremidades e nem é possível passar por baixo dele.
Como se forma um arco-íris?
Um arco-íris aparece quando a luz branca que vem do Sol atravessa uma gota d’água na atmosfera. Boa parte da luz é desviada pela refração e refletida no interior da gota e novamente refratada para fora.
Quando a luz branca do Sol atravessa uma superfície líquida, como a gota de chuva, por exemplo, a refração faz aparecer um espectro, formado pelas cores: violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho.
Todas as gotas de chuva refratam e refletem a luz do Sol da mesma forma, mas somente a luz de algumas delas chega até o olho do observador.
O fenômeno é muito bonito! Mas é uma ilusão de ótica cuja posição aparente depende da posição do observador.
Os arco-íris mais espetaculares aparecem quando metade do céu ainda está um pouco escuro com nuvens de chuva e o observador está em um local com céu claro.
Também podemos encontrar arco-íris perto de cachoeiras.
O Arco-íris é um dos maiores espetáculos de cores e luzes da Terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário