..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags . .Header { text-align: center; ; tags . -->

terça-feira, 22 de março de 2011

Musicoterapia


Musicoterapia é a utilização da música e/ou de seus elementos constituintes, ritmo, melodia e harmonia, por um musicoterapeuta qualificado, com um cliente ou grupo, em um processo destinado a facilitar e promover comunicação, relacionamento, aprendizado, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, a fim de atender as necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas. A musicoterapia busca desenvolver potenciais e/ou restaurar funções do indivíduo para que ele ou ela alcance uma melhor qualidade de vida, através de prevenção, reabilitação ou tratamento. (World Federation of Music Therapy)




A musicoterapia é uma forma de terapia que promove mudanças numa pessoa, tanto de ordem física quanto de ordem emocional, mental e cognitiva. Possibilita melhor qualidade de vida do indivíduo, ajuda a diminuir o stress, a ansiedade, proporciona melhora na auto-estima, estimula a memória, pode-se trabalhar a coordenação motora, aliviar tensões.
Segundo a definição oficial da Federação Mundial de Musicoterapia: “Musicoterapia é a utilização da música e/ou seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia), por um musicoterapeuta qualificado, com um cliente ou grupo, em um processo destinado a facilitar e promover comunicação, relacionamento, aprendizado, mobilização , expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, a fim de atender às necessidades físicas, mentais, sociais e cognitivas. A Musicoterapia busca desenvolver potenciais e/ou restaurar funções do indivíduo para que ele ou ela alcance uma melhor organização intra e/ou interpessoal e, conseqüentemente, uma melhor qualidade de vida, através da prevenção. Reabilitação ou tratamento.”


A música acompanha o homem desde os tempos mais antigos. Há registros em papiros egípcios que datam de 1500 a.C que se referem ao encantamento pela música, na Bíblia há várias citações referindo-se a utilização de instrumentos musicais e muitos outros documentos.
No Brasil o tratamento com a musicoterapia ainda não é tão conhecido como na Europa e EUA, onde teve início. O musicoterapeuta oferece experiências sonoras, que estimulam os canais de percepção, capaz de despertar emoções, favorecendo a expressão de sentimentos e pensamentos. Cada um de nós tem uma identidade sonora, uma preferência musical. Sons que agradam a um nem sempre agradam ao outro, na musicoterapia trabalha-se não só com estas preferências, mas também com o silêncio, a pausa, que também têm sua importância para a terapia, uma vez que o silêncio é uma forma de linguagem tanto quanto a palavra.
Para o musicoterapeuta o paciente não precisa conhecer música, espera-se somente que ele se expresse e aprenda a se conhecer melhor. Não existe certo ou errado. Em nenhum momento se pensa na estética do material apresentado.
A terapia pode ser em grupo ou individual e quase todas as pessoas podem ser tratadas com a musicoterapia. Também pode ser aplicada nas escolas, nas empresas, hospitais ou instituições e não há restrição de idade, podem se beneficiar desde bebês até pessoas bem idosas.
Desenvolve um processo orientado por um musicoterapeuta qualificado, que oferece ao paciente (ou cliente), experiências sonoros-musicais, que facilitam a organização verbal, uma vez que a linguagem da expressão das artes em geral antecede a linguagem da comunicação verbal, possibilitando o equilíbrio emocional e corporal.
Pode-se trabalhar com a Musicoterapia Receptiva ou Expressiva.
Musicoterapia receptiva (escuta musical e sonora): utiliza-se música ou sons selecionados de acordo com a necessidade do tratamento, para estimular os sentidos do paciente e obter respostas.
Musicoterapia expressiva: usa-se o fazer som, não importa se é música ou ruído. As propriedades dos instrumentos, como som, cor, textura, tamanho, também podem ser exploradas, para estimular a expressão, o cognitivo e a memória.
O tratamento com a Musicoterapia favorece a construção de uma imagem positiva de si mesmo e dos outros, estimulando sua expressão (verbal, escrita, corporal, plástica, musical).



Fonte: www.aldeiadavida.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário