..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags . .Header { text-align: center; ; tags . -->

terça-feira, 22 de março de 2011

No Dia da Água, entenda por que ela é tão importante para o organismo...


Do transporte de nutrientes à eliminação de resíduos, ela está em todos os tecidos do corpo

Da digestão de nutrientes à eliminação de resíduos, ela é necessária para todos os tecidos do organismo. Nesta terça, 22, em que comemora-se o Dia Mundial da Água, o Bem-estar conversou com a nutricionista Júlia Dubin Melnick para compreender mais sobre funções da água no organismo.

A primeira grande função consiste no transporte de vitaminas, proteínas, carboidratos e sais minerais ao organismo e na eliminação de resíduos como a ureia, filtrada pelos rins, através da urina.

— O rim é o órgão que limpa o nosso sangue. É necessário não sobrecarregá-lo. Por isso, a importância de beber dois litros de água por dia — explica a nutricionista.

Júlia destaca, inclusive, que a desitratação, muitas vezes, se "disfarça" de uma sensação de fome.

— O corpo manda um sinal que interpretamos como fome, porém, na realidade, é sede — diz.

A segunda grande função é a de controle de temperatura corporal. O excesso de calor é eliminado através da transpiração. Quando não há ingestão suficiente de água, o corpo retém o máximo de líquido possível, desequilibrando a temperatura e também causando outros efeitos colaterais.

— A falta de água faz com que retenhamos líquido, não transpiremos e não urinemos, provocando, assim, inchaço e celulite aparente — alerta.

Outra grande função da água seria a de hidratar o intestino para facilitar o processo de eliminação das fezes.

— O intestino é o órgão que mais conserva água. Quando falta água no organismo, os outros órgãos retiram água do intestino e ele fica seco. Na hora de evacuar, provoca dor — explica

Júlia destacou a importância da água também para a saúde da pele, das unhas e dos cabelos.

— Com pouca água, a pele se desidrata, tornando-se áspera e envelhecendo mais rápido, e as unhas e os cabelos ficam mais fracos.

O que a falta de água pode causar:

:: Enfraquecimento dos cabelos e couro cabeludo;
:: Distúrbios de concentração;
:: Sono;
:: Ressecamento dos olhos e tecido das vias aéreas
:: Queda e enfraquecimento dos pelos;
:: Baixa produção de saliva;
:: Distúrbio no aproveitamento adequado nutrientes, levando a cãibras, dormências, perdas de força muscular e problemas ósseos.

Fonte: Jornal Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário