..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags . .Header { text-align: center; ; tags . -->

quarta-feira, 23 de março de 2011

DANÇA


Dançar é uma das maneiras mais divertidas e adequadas para ensinar, na prática, todo o potencial de expressão do corpo humano. Enquanto mexem o tronco, as pernas e os braços, as crianças aprendem sobre o desenvolvimento físico.

A dança é, sem dúvida, uma das maiores catalisadoras da manifestação e expressão do movimento do corpo humano. No âmbito educativo, ela é pedagógica e ensina tanto quanto os esportes, jogos e brincadeiras. A dança pode (e deve) ser usada como meio de crítica social para o questionamento de valores preestabelecidos, padrões repetitivos e modismos, como, por exemplo, as coreografias com fortes apelos sexuais, que aparecem incessantemente em programas de TV.

Além disso, a dança, como processo performativo, está ligada à estética e à plástica, podendo trabalhar não apenas com o movimento, mas com sensações e sentimentos. Quem não se emociona ao acompanhar um espetáculo de dança? Seja clássica — como o balé —, popular — como a "dança de rua" — ou folclórica — como a chula, o fandango, o forró e o baião —, a dança é um forte estímulo de percepções sensoriais. Ritmo, sonoridade, visão e expressão são capacidades levadas ao extremo nessa prática corpórea.



O importante é não temer a dança, pois ela trabalha valências ecléticas e fundamentais ao desenvolvimento humano, como o condicionamento físico geral, a capacidade cardiorrespiratória, a sociabilização, o equilíbrio, a destreza e a coordenação motora fina.




"A dança é a única manifestação artística que realmente integra o corpo e a mente", afirma professora de Dança do PETI Lorena Correia.

3 comentários:

  1. cada dia que passa o blog fica melhor,vcs estão de parabéns!!! beijoss

    ResponderExcluir
  2. OLÁ!OLÁ!

    ESTE BLOG ...COM ESTE GRUPO DE DANÇA

    ESTÁ ARRAZANDO kkkk PARABÉNS TODAS SAO

    LINDAS!!!TIA LORENA VALEU SEU ESFORÇO!

    PARABÉNS !!!

    BETH

    ResponderExcluir
  3. lindas..o blog esta maravilhoso..parabens a tdas q estao cooperando para o blog fica melhor cada dia mais....

    ResponderExcluir