..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags . .Header { text-align: center; ; tags . -->

quarta-feira, 23 de março de 2011

Circuito das Bolas


A prática psicomotora contribui para o amadurecimento da criança. Realize essa brincadeira que trabalha movimentos globais e específicos.

Por Ana Mello

Objetivos:

★ Trabalhar dinâmica global, coordenação segmentar, coordenação viso-motora, tonicidade e percepção espacial

O conceito de maturidade em relação à aprendizagem se refere a um nível de desenvolvimento físico, psíquico e social que permite à criança enfrentar adequadamente as situações e as exigências da escola. A maturidade se constrói aos poucos, e na fase da Educação Infantil devemos propiciar atividades que favoreçam de forma significativa essa construção. A prática psicomotora é um alicerce essencial, pois a criança vivencia conceitos importantes, como esquema corporal, espaço, tempo, percepções tátil, auditiva, visual etc. Veja, a seguir, uma brincadeira que respeita uma lei importante do desenvolvimento: trabalhar primeiramente os movimentos globais e, depois, os específicos.

Materiais:

★ Dois baldes ou bacias de plástico, dois potes de plástico, quatro latas de achocolatado vazias, dois potes, dois copinhos de café descartáveis, duas bolas de plástico médias ou de borracha no 12, duas bolas similares menores que as primeiras, duas bolinhas de tênis, duas bolinhas de pingue-pongue e duas bolinhas pequenas de isopor.

Bolas ao alvo
1ª estação: divida a turma em duplas e peça para as crianças ficarem uma de frente para a outra. Entregue uma bola de plástico média ou de borracha no 12 a cada dupla. Ao sinal do apito, a dupla jogará a bola entre si sem deixá-la cair no chão. Realize a mesma atividade com bolas menores. No dia seguinte continue a brincadeira a partir da segunda estação.
2ª estação: coloque dois baldes um ao lado do outro e forme duas fileiras de alunos na frente deles a uma distância de quatro passos. Eles deverão acertá-los com bolas de plástico. Cada uma terá duas chances. Quando todas tiverem tentado, mude de estação.
3ª estação: substitua os baldes por potes de plástico vazios e utilize bolas menores que caibam neles.
Dica: como os potes são mais leves, fique por perto para levantá-los quando caírem.
4ª estação: substitua os potes da estação anterior por latas de achocolatado e utilize bolinhas de tênis.
5ª estação: substitua as latas por potes menores e use bolinhas de pingue-pongue.
Dica: nessa atividade será necessário segurar os copinhos enquanto as crianças arremessam, pois são muito leves.
6ª estação: para finalizar, substitua os copos anteriores por copinhos de café e utilize bolas de isopor bem pequenas.

Palavra da psicomotrista:

"Sugiro que, sempre que possível, sejam criadas atividades em sequência, como esta que sugerimos, na qual ocorreu primeiro uma movimentação com o corpo todo e depois com menos segmentos corporais. Dessa forma, os movimentos foram sendo refinados e o corpo se preparando, aos poucos, para realizações mais complexas, como o ato de escrever". Ana Mello

Dicas:

★ Se achar necessário, diminua a distância entre as crianças e os potes da 4ª estação em diante.

★ Quanto mais leves e menores forem as bolas, e menor o espaço a ser acertado, mais difícil ficará a brincadeira.

★ Adapte os materiais de acordo com o que você possuir.

Fonte:dani-brincandoeaprendendo.blogspot.com
By Renata Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário