..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags . -->

sábado, 26 de maio de 2012

Texto instrucional:


para falar e escrever melhor
Produção de textos



O que o aluno poderá aprender com esta aula
■Produzir texto instrucional;
■Expressar ideias, conceitos e juízos a respeito do que lê;
■Dialogar e respeitar diferentes pontos de vista;
■Produzir um texto coletivo com sequência lógica, observando a escrita das palavras;
■Ampliar a capacidade de leitura e apreensão do significado dos mais variados textos.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para a realização desta aula é necessário que o aluno esteja no nível silábico alfabético da escrita e tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é importante que seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula
1ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, o texto instrucional tem uma estrutura simples, o que permite a uma pessoa leiga no assunto em questão aprender a manusear ou a fazer uma coisa a partir de sua leitura.
A intenção desse tipo de texto é ensinar, por exemplo, quem não sabe jogar um jogo a jogar, a quem não sabe preparar uma receita culinária, a prepará-la e também a ensinar as pessoas como tomar um determinado medicamento.
 O texto instrucional também instrui as pessoas em situações de emergência, por exemplo, como utilizar um extintor de incêndios.
Inicie a atividade dialogando com os alunos da turma sobre o que eles sabem a respeito de texto instrucional. Você poderá perguntar:

* Quem já leu uma receita de bolo? Como ela era?
* Quem já leu as instruções de um jogo? Como elas eram?
* Quem já leu as instruções de como utilizar um programa de computador?
* Quem já leu a bula de um remédio? Como ela era?
* Para que serve o texto escrito numa: bula de remédio, instrução de jogo ou receita do bolo que a mamãe faz?
Espera-se que os alunos cheguem à conclusão de que estes textos servem para ensinar como tomar um remédio, como jogar um jogo e como preparar um bolo.
Após o diálogo informe aos alunos que o texto que tem a função única e exclusivamente informativa se chama texto instrucional.
Este tipo de texto está presente nos manuais de: eletrodomésticos, jogos eletrônicos, receitas culinárias, rótulos de embalagem de uma forma geral, bula de remédios, dentre outros.
Professor, apresente outros gêneros textuais (poesia, propaganda, carta, bilhete) e peça para os alunos observarem.
Faça um paralelo ressaltando a diferença entre eles e o texto instrucional.
Se em seu local de trabalho você tiver acesso à sala de multimídia agende um horário para que seus alunos possam assistir alguns vídeos que retratem a temática: texto instrucional.
Você poderá utilizar os seguintes:



Se você não tiver acesso à sala multimídia poderá levar impresso ou registrar na lousa, instruções de como construir um jogo ou um origami (técnica japonesa de dobraduras em pedaços de papel, formando figuras).
Abaixo sugerimos a confecção de um aviãozinho através de um texto instrucional, veja:



Só precisa de um pedaço de papel e pode ser de jornal ou revistas velhas. Siga os passos abaixo, acompanhando os desenhos acima:
1) Dobre um papel ao meio e abra novamente;
2) Dobre os dois cantos até alinha do meio conforme mostra a figura 2;
3) Vire o papel e dobre os cantos de novo, como na figura 3;
4) Dobre o nariz pontudo sobre si mesmo para formar um nariz achatado;
5) Dobre o avião no sentido do comprimento, figura 5;
6) Finalmente dobre as asas, figura 6. Você pode desenhar e pintar no seu avião, assim ele fica mais legal ainda.
Você também poderá instruir como confeccionar um jogo.
No sítio

Você encontra instruções para fazer um quebra cabeça utilizando palitos de picolé.
Veja imagem desse jogo:


Fonte: Acervo da autora
Professor, depois de realizar as atividades que você selecionou, pergunte aos alunos o que acharam, é importante que justifiquem suas respostas.
Questione qual foi o tipo de texto utilizado para conseguirem executar as instruções.
Espera-se que os alunos identifiquem a utilização de texto instrucional.

2ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.
Professor, para a realização da atividade que será proposta a seguir é necessário que você solicite aos alunos que tragam de casa uma meia calça ou meia fina ¾ , poderá ser uma meia usada, inclusive poderá estar desfiada ou ter um buraquinho.
Os demais materiais, citados abaixo, você poderá providenciar ou solicitar que os alunos tragam parte deles de casa.
Explique para os alunos que a atividade a ser realizada além de viabilizar um momento de experimentação, lhes proporcionará condição de produzir um texto instrucional.
Peça que registrem no caderno o texto instrucional a seguir:

Boneco Ecológico
(Boneco que você rega e nasce o cabelo de alpiste)

Material a ser utilizado
Meia calça ou meia fina ¾ usada;
Serragem ou areia;
Alpiste ou grama;
Cola plástica colorida, botões, lã e cola;
Garrafa pet de 250 ml para a base.
Como fazer
Corte uma perna da meia calça;
Coloque um pouco de serragem ou de areia;
Coloque o alpiste;
Complete com serragem;
Dê um nó e corte o restante da meia;
Faça a modelagem em forma de uma bola;
Monte o boneco (faça: olhos, boca, orelhas e detalhes; use sua criatividade);
Molhe o boneco e em alguns dias o alpiste começará a nascer dando origem aos cabelos;
Corte o fundo de uma garrafa pet de 250 ml para fazer a base do boneco;
Todos os dias você deverá molhar o boneco, porém, deverá ficar atento para retirar a água que escorrer na base e lavá-la, assim, evitará a dengue.
Observe as imagens abaixo, elas te ajudarão a confeccionar o boneco.




Fonte: Acervo da autora

Professor, peça que os alunos façam a leitura do texto instrucional.
Esclareça as possíveis dúvidas.
Estabeleça um diálogo utilizando os diferentes pontos de vista sobre as instruções do texto.
Em seguida ajude-os a confeccionarem os bonecos.
Aproveite a oportunidade para trabalhar e/ou reforçar os estudos sobre seres vivos e a vida.
Organize um espaço na sala de aula para que os alunos possam acompanhar o crescimento das sementes de alpiste brotando e formando o cabelo do boneco.
Utilize os materiais para trabalhar medidas de capacidade – ml e medida de massa (caso você opte por utilizar, por exemplo, 200 g de alpiste).
Nos sítios a seguir você encontrará outras dicas de como confeccionar boneco ecológico.




3ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.
Professor, oriente os alunos para observarem os bonecos durante uma semana ou mais, dependendo do desenvolvimento do alpiste.
 Registre através de fotos ou desenhos as fases de crescimento do cabelo do boneco.
Faça um mural para que os alunos possam registrá-las.
Veja algumas fases de crescimento do boneco ecológico.


Fonte: Acervo da autora
Proponha para a turma uma produção textual sobre o desenrolar da atividade.
Peça que pensem como o boneco foi confeccionado.
Peça que deem um nome para ele, que elejam algumas características, enfim, que deixem fluir a imaginação.
Se você preferir poderá produzir um texto coletivo.
Os alunos vão expondo suas ideias e você vai registrando na lousa.
Ao escrever cada frase ou parágrafo retome para que possam discutir sobre a sequência e coerência dos fatos.
Quando terminar de escrever o texto refaça a leitura, reorganize, se for o caso, e peça que os alunos façam a cópia no caderno de Língua Portuguesa.
Solicite que ilustrem o texto.

Recursos Complementares
Nos sítios a seguir você terá outras informações sobre texto instrucional




Avaliação
Professor, ao avaliar seu aluno verifique se ele consegue identificar as características do gênero textual trabalhado “texto instrucional” e se orientar por meio dele para realizar uma confecção de um boneco.
Você poderá solicitar que os alunos produzam um texto instrucional.
O texto poderá instruir sobre como confeccionar um jogo; como preparar uma receita (mesmo que fictícia) ou até mesmo (re)elaborar a regra de um jogo.
Com isto você estará avaliando se seu aluno produz um texto com sequência lógica, se lê com compreensão, além de observar a escrita das palavras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário