Os jogos de "queimar"são aqueles onde uma bola é arremessada e quando bate no jogador e cai no chão ele está queimado, gerando alguma consequência. O mais popular desse tipo de jogo é a queimada ou jogo do mata, mas existem muitas formas de brincar de "queimar" e aqui vai uma delas!
STOP
Jogadores: 4 ou mais
Local: área grande, preferencialmente ao ar livre
Material: bola
Jogando..
Um jogador segura a bola, enquanto o restante agrupa-se à sua volta. A criança com a bola joga-a para cima e grita um nome, enquanto isso todos devem correr para longe ao mesmo tempo que o jogador chamado tenta pegar a bola.
Se o jogador pegar a bola no ar, deve jogá-la para cima novamente e gritar o nome de outro. Se o jogador pegar a bola depois dela cair deve gritar: STOP
Nesse momento todos devem para onde estão. O jogador de posse da bola escolhe quem está mais perto e dá uma quantidade pré determinada de passos grandes até essa criança (ex.: três passos, quatro passos, etc). Em seguida arremessa a bola tentando atingir o outro jogador (sempre do pescoço para baixo). Se conseguir atingí-lo este está queimado (pode-se atribuir pontos) e deve iniciar o jogo. Caso o adversário consiga segurar a bola a situação se inverte.
Jogadores: 4 ou mais
Local: área grande, preferencialmente ao ar livre
Material: bola
Jogando..
Um jogador segura a bola, enquanto o restante agrupa-se à sua volta. A criança com a bola joga-a para cima e grita um nome, enquanto isso todos devem correr para longe ao mesmo tempo que o jogador chamado tenta pegar a bola.
Se o jogador pegar a bola no ar, deve jogá-la para cima novamente e gritar o nome de outro. Se o jogador pegar a bola depois dela cair deve gritar: STOP
Nesse momento todos devem para onde estão. O jogador de posse da bola escolhe quem está mais perto e dá uma quantidade pré determinada de passos grandes até essa criança (ex.: três passos, quatro passos, etc). Em seguida arremessa a bola tentando atingir o outro jogador (sempre do pescoço para baixo). Se conseguir atingí-lo este está queimado (pode-se atribuir pontos) e deve iniciar o jogo. Caso o adversário consiga segurar a bola a situação se inverte.
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