..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags . .Header { text-align: center; ; tags . -->

segunda-feira, 11 de abril de 2011

futebol americano







O futebol americano, conhecido nos Estados Unidos da América simplesmente como football ("futebol", em português), e em alguns outros países de língua inglesa como gridiron, é um desporto de equipa e de contacto que surgiu de uma variação do rugby. Recompensa a velocidade, agilidade, capacidade táctica e força bruta dos jogadores que se empurram, bloqueiam e perseguem uns aos outros, tentando fazer avançar uma bola em território inimigo durante uma hora de tempo de jogo, que se transforma em três ou quatro de tempo real. É frequente ver no futebol americano uma metáfora para a guerra, com muita violência pessoal dentro do campo, com jogadores pesando 150kg ou mais a empurrar-se mutuamente, com cada grama do seu peso, e com uma linha da frente claramente definida, que se move para trás e para a frente ao longo do campo, separando as equipas de ataque e defesa.

Um comentário:

  1. O esporte "Futebol Americano", que é praticado nos Estados Unidos e em mais outros países, e aqui no Brasil que não é muito praticado é um esporte um pouco parecido com o Rugby apesar de ter o nome de Futebol.

    ResponderExcluir