Conheça as regras dos Escoteiros!
Eles são sorridentes, prestativos, sabem dar uma porção de nós diferentes, fazer fogueiras e adoram ajudar quem precisa. Assim são os escoteiros, essa turma simpática de jovens que tem como lema estar sempre alerta e pronto a ajudar quem necessita. Você saberá por que eles agem assim conhecendo a lei escoteira que rege o comportamento dessas simpáticas pessoas.
Lema e Lei escoteira
O criador do escotismo, o inglês Baden-Powell, transformou as iniciais de seu nome em um importante emblema para os escoteiros: "Be prepared!".
A tradução da expressão para o português é a famosa frase "sempre alerta! " a qual designa o estado de atenção e concentração constantes nas atitudes de um bom escoteiro, tanto no aspecto mental, quanto no aspecto físico, isso porque os escoteiros precisam ser fortes e altivos (trocar palavra) para agir prontamente quando necessário.
Crianças com idade entre 10 e 11 anos são consideradas aptas a compreender o sistema de valores proposto pelo movimento do escotismo. Assim, nessa faixa etária, elas são estimuladas a entender e seguir a Lei escoteira, a qual compreende dez artigos e dez valores.
Honra e palavra
Artigo 1 - "O Escoteiro tem uma só palavra e sua honra vale mais do que a própria vida"
Para o escoteiro, contratos verbais valem tanto ou mais que os contratos escritos, isso porque escoteiros são pessoas de uma palavra só: uma vez feita uma promessa, não voltam atrás, prezando sempre pela verdade acima de tudo. "A palavra de um Escoteiro equivale a um contrato. Para um Escoteiro, a verdade, e nada mais que a verdade." Baden-Powell.
Lealdade
Artigo 2 - "O Escoteiro é leal à Pátria, à Igreja, às autoridades do governo, aos seus pais, seus chefes, seus patrões e aos que trabalham como seus subordinados"
Segundo a lei escoteira para ser um escoteiro é preciso ser leal em todos os sentidos. Sempre que um escoteiro participa de um grupo, passa a agir em benefício deste, além disso, deve ser leal a si mesmo e aos seus princípios. "Como Escoteiro, seu mais alto objetivo é servir. Você deve merecer a confiança de que, em qualquer ocasião, estará pronto a sacrificar tempo, trabalho, ou, se necessário, a própria vida pelos demais. O sacrifício é o sal do serviço." Baden-Powell.
Sempre alerta
Artigo 3 - "O dever do escoteiro é ser útil e ajudar a todos."
O escotismo estimula o senso comunitário das pessoas através da prática da solidariedade. O escoteiro está sempre pronto a ajudar aqueles que necessitam. Muitas atividades desenvolvidas pelos escoteiros envolvem a prática de boas ações. "Como Escoteiro, seu mais alto objetivo é servir. Você deve merecer a confiança de que, em qualquer ocasião, estará pronto a sacrificar tempo, trabalho, ou, se necessário, a própria vida pelos demais. O sacrifício é o sal do serviço." Baden-Powell.
Fraternidade
Artigo 4 - "O escoteiro é amigo ou irmão, não importa a que país, classe ou credo o outro possa pertencer."
Para o criador do escotismo e da lei escoteira, Baden-Powell, o mundo inteiro é uma fraternidade e isso significa que independente de casta, credo ou nacionalidade, todos merecem respeito e compreensão, por isso o escoteiro deve deixar preconceitos de lado para saber apreciar as diferenças.
Cordialidade e educação
Artigo 5 - "Você é educado mesmo com aqueles que estão contra você."
O escotismo também prega a boa educação e a cordialidade. Gestos de cortesia como ceder o lugar aos mais velhos, desejar bom dia às pessoas, ser positivo e tratar bem a todos são ações incentivadas pelos escoteiros. "Aqueles que têm razão, não precisam perder a calma; aqueles que não têm razão, não podem se dar ao luxo de perdê-la." Baden-Powell.
Respeito à natureza
Artigo 6 - "Você reconhecerá como companheiras as outras criaturas de Deus."
Segundo a lei escoteira é absolutamente proibido maltratar plantas e animais. Quando um escoteiro tem contato com a natureza deve preservá-la e manter o meio ambiente limpo e em equilíbrio.
Disciplina
Artigo 7 - "O Escoteiro obedece de boa vontade, sem vacilar, às ordens de seus pais, monitores e chefes"
De nada adiantam as regras se não houver comprometimento e disciplina para segui-las. Assim, os escoteiros devem obediência às leis da sociedade e aos ensinamentos de seus pais."A comunidade mais feliz é a comunidade mais disciplinada; a disciplina, porém, deve vir do íntimo, e nunca ser imposta de fora. Por isso, tem um grande valor o exemplo que você der aos demais nesse sentido." Baden-Powell.
Alegria
Artigo 8 - "O escoteiro aguenta qualquer crise com ânimo alegre, coragem e otimismo."
O sorriso estampado no rosto de um escoteiro é uma das marcas registradas do escotismo. Não por acaso, as atividades do escotismo são dinâmicas e alegres.
Economia e respeito ao bem alheio
Artigo 9 - "Como escoteiro você não irá dissipar tempo e dinheiro com prazeres do momento."
A lei escoteira ensina aos filhos o valor de se poupar dinheiro e energia ao invés de dissipá-los com prazeres momentâneos. Ou seja, eles são orientados a pensar nas consequências de suas ações, tanto em relação aos seus próprios bens, quanto, aos bens dos próximos.
Pureza de corpo e alma
Artigo 10 - "O Escoteiro é limpo em pensamento, palavra e ação."
Para fechar as leis escoteiras está a orientação à pureza dos pensamentos, palavras e ações dos escoteiros. A sinceridade e honestidade são estimuladas através do controle de comportamentos nocivos.
O escotismo tem como proposta complementar a educação tradicional recebida por nossos filhos com lições relacionadas à ética da boa convivência em sociedade. Para saber mais sobre os benefícios dessa prática, leia também Escotismo: uma opção de férias para as crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário