..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags . .Header { text-align: center; ; tags . -->

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Sustentabilidade e Consumo Consciente

Na atual sociedade de consumo que vivemos, muitas vezes deixamos de se preocupar com pequenos gestos do nosso dia-a-dia. Pensar no consumo de forma correta, sem exageros e desperdícios é essencial para a preservação do nosso planeta. As empresas precisam se adequar, melhorar o processo produtivo, pensar nas embalagens, enfim

Praticar os 3 Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Você já pensou como pode fazer a sua parte?


Conheça os 3 Rs



Reduzir: consiste em tentarmos reduzir a quantidade que produzimos de lixo, como por exemplo, comprar produtos mais duráveis e evitar trocá-los por qualquer novidade no Mercado.



Reutilizar: Procurar embalagens, por exemplo, que possam ser usadas mais de uma vez – como garrafas retornáveis de vidro. Ou quem sabe, criar novas utilidades para as que você não precisa mais.



Reciclar: o mais conhecido dos 3 R’s; consiste em transformar um produto-resíduo em outro, visando diminuir o consumo de matéria-prima extraída da natureza.



É importante lembrar que, para obtermos um bom resultado na melhoria do meio-ambiente, os 3 R’s devem ser trabalhados igualmente.





Atividade para o dia do meio ambiente


• Propor aos alunos a elaboração de cartazes, alertando a comunidade escolar para a preservação do ambiente e a colaboração para um ambiente mais saudável.

JOGUE O LIXO NO LIXO!

RESPEITE OS ANIMAIS


A arte da reciclagem: Promova a reciclagem de papéis:


Materiais:

- 1 litro de água

- 20 gramas de qualquer tipo de papel ou 4 folhas de sulfite

- 2 gramas de pó de gelatina

- 1 grama de anilina (caso você queira papel colorido)

- liquidificador

- 1 bacia grande

- 1 peneira de qualquer formato


Como fazer:
 


1. Na véspera, rasgue o papel em pedacinhos e deixe de molho por 24 horas. Bata a mistura de papel e água no liquidificador, acrescentando a gelatina e, se for o caso, a anilina.

2. Passe a massa para uma bacia com 5 litros de água e agite levemente.

3. Introduza a peneira na bacia e, fazendo um movimento vertical, deixe escorrer toda a água.

4. Coloque a peneira sobre uma pilha de jornais, ou sobre um pano absorvente, sugando o excesso de água com uma esponja.

5. Retire o papel da peneira e deixe secar ao sol.

6. Depois que estiver completamente seco, o papel reciclado estará pronto para ser uso.

Revista da Folha. 3 de agosto de 1977, p. 21











Encontrei no site The Animals Save the Planet  e gostei bastante da abordagem que eles dão para este tema tão importante para o futuro do nosso planeta e para o nosso futuro.
De uma maneira muito divertida, um grupo de animais são expostos à situações para exemplificar a importância da preservação do meio ambiente.



                           The Animals Save the Planet
                           Os Animais Salvam o Planeta
      














É SÓ CURTIR!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário