Para entendermos o que é desenvolvimento sustentável, primeiro temos que saber que o planeta em que vivemos é formado por milhões de espécies de seres vivos, sendo que todas essas espécies são dependentes dos recursos naturais nele encontrados. Esses recursos naturais podem ser de dois tipos, renováveis e não renováveis.
Chamamos de recursos naturais renováveis aqueles que de alguma forma retornam à natureza, como por exemplo, a água, no ciclo da água; e os vegetais, através do reflorestamento. Já os recursos naturais não renováveis são os que, uma vez utilizados, não retornam à natureza, pois eles são transformados em outros produtos, como, por exemplo, o petróleo. A natureza, depois de algum tempo, consegue repor alguns desses recursos, enquanto que outros, uma vez esgotados,
nunca mais serão encontrados.
Agora que já sabemos o que são os recursos naturais, podemos trabalhar o conceito de desenvolvimento sustentável.
Chamamos de desenvolvimento sustentável aquele desenvolvimento que é capaz de atender às necessidades da geração atual, sem comprometer as necessidades das gerações futuras. Explicando em outras palavras: nós, que pertencemos à geração atual, devemos ter mais cuidado com os recursos naturais para que eles não se esgotem, de forma que as gerações futuras, nossos filhos, netos etc., tenham a oportunidade de sobreviver com todos os recursos naturais que temos nos dias de hoje, pois como vimos no primeiro parágrafo, todas as espécies de seres vivos que habitam o planeta Terra dependem dos recursos naturais aqui encontrados.
É por esse motivo que devemos cuidar do nosso planeta e manter atitudes mais sustentáveis nas nossas ações diárias, como:
→ Apagar as luzes quando não estiver ninguém nos cômodos;
→ Deligar os aparelhos eletrônicos quando não utilizados;
→ Deixar o chuveiro sempre na posição verão;
→ Fechar a torneira ao escovar os dentes e ao se ensaboar;
→ Reutilizar materiais;
→ Diminuir ou evitar o uso de sacolas plásticas;
→ Separar os materiais recicláveis dos não recicláveis, dando aos recicláveis o destino adequado;
→ Não jogar lixo nas ruas;
→ Antes de comprar algo, veja se realmente está precisando daquilo (consumo sustentável);
→ Se precisar ir a algum lugar perto de sua casa, prefira ir a pé ou de bicicleta.
São várias as atitudes sustentáveis que podemos ter para preservarmos o nosso planeta, e não é tarefa difícil se tornar um cidadão sustentável, basta ter coerência e consciência de suas atitudes, que, embora sejam pequenas, são muito importantes para a conservação dos recursos naturais.
Fonte: Escola Kids
Nenhum comentário:
Postar um comentário