..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags . .Header { text-align: center; ; tags . -->

sábado, 16 de junho de 2012

PROJETO POETAS NA ESCOLA E POEMAS COM ATIVIDADES!!!

Projeto Poetas na escola

 FONTE: LUCIANE GOMES.

ESCOLA –
PERÍODO – Maio a agosto
TURMAS – 4º ANO E, F, G.
PROFESSORES –.

Introdução

    É preciso garantir a todos os alunos os saberes lingüísticos necessários para o exercício da cidadania. Isso porque uma vida digna em sociedade pressupõe o domínio das competências de ler escrever e refletir sobre a língua escrita.
    A pessoa que fala, lê ou escreve está imersa numa história, numa cultura e em diferentes grupos sociais nos quais exerce papéis variados.
    O ensino de leitura e produção de texto torna mais claro ao aluno o que  dele se espera. Isso ocorre, sobretudo, quando dizemos exatamente qual é a proposta: com que finalidade o aluno vai escrever para quem, sobre qual assunto em que gênero.


Objetivos

    O trabalho de escrita, reprodução e produção de texto com sequências didáticas supõe um rico processo de interação em aula, com a participação e orientação do professor como parceiro mais experiente e conhecedor do conteúdo que ensina, criando um campo que favorece a apropriação, por parte dos alunos de um dos instrumentos culturais elaborados historicamente pelo homem, os gêneros textuais.

Desenvolvimento

•    Diagnóstico inicial – tem o objetivo de verificar o que a turma já sabe do gênero que será estudado.
•    Apresentação do projeto de escrita e da situação de produção: o professor apresenta o plano de estudo do gênero, o objetivo da proposta e cada uma das etapas de trabalho.
•    Leitura de textos: para ampliar o repertório e que se aproximem do gênero estudado.
•     Pesquisa sobre o tema.
•     Produção coletiva do texto: os alunos organizam e sintetizam o que vai ser lido e aprendido.
•    Produção individual: O desafio é a escrita individual do texto, tendo em mãos o roteiro que orienta a produção do gênero estudado.
•    Aprimoramento e reescrita do texto: revisão e reformulações necessárias para o aprimoramento de seu texto.
•    Preparar os textos para exposição.

Ações

•    Exposição dos cartazes com as etapas trabalhadas.
•    Leitura das produções para as demais salas.
•    Jornal.
•    Mural.
•    Sarau.
•    Livro de memórias.

Avaliação
    A materialização de práticas reais de linguagem como objeto de ensino e aprendizagem.







 
FONTE: ALESSANDRA B. ANTUNES. 
PARA SALVAR AS ATIVIDADES, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário