Projeto Poetas na escola
FONTE: LUCIANE GOMES.
ESCOLA –
PERÍODO – Maio a agosto
TURMAS – 4º ANO E, F, G.
PROFESSORES –.
Introdução
É preciso garantir a todos os alunos os saberes lingüísticos necessários para o exercício da cidadania. Isso porque uma vida digna em sociedade pressupõe o domínio das competências de ler escrever e refletir sobre a língua escrita.
A pessoa que fala, lê ou escreve está imersa numa história, numa cultura e em diferentes grupos sociais nos quais exerce papéis variados.
O ensino de leitura e produção de texto torna mais claro ao aluno o que dele se espera. Isso ocorre, sobretudo, quando dizemos exatamente qual é a proposta: com que finalidade o aluno vai escrever para quem, sobre qual assunto em que gênero.
Objetivos
O trabalho de escrita, reprodução e produção de texto com sequências didáticas supõe um rico processo de interação em aula, com a participação e orientação do professor como parceiro mais experiente e conhecedor do conteúdo que ensina, criando um campo que favorece a apropriação, por parte dos alunos de um dos instrumentos culturais elaborados historicamente pelo homem, os gêneros textuais.
Desenvolvimento
• Diagnóstico inicial – tem o objetivo de verificar o que a turma já sabe do gênero que será estudado.
• Apresentação do projeto de escrita e da situação de produção: o professor apresenta o plano de estudo do gênero, o objetivo da proposta e cada uma das etapas de trabalho.
• Leitura de textos: para ampliar o repertório e que se aproximem do gênero estudado.
• Pesquisa sobre o tema.
• Produção coletiva do texto: os alunos organizam e sintetizam o que vai ser lido e aprendido.
• Produção individual: O desafio é a escrita individual do texto, tendo em mãos o roteiro que orienta a produção do gênero estudado.
• Aprimoramento e reescrita do texto: revisão e reformulações necessárias para o aprimoramento de seu texto.
• Preparar os textos para exposição.
Ações
• Exposição dos cartazes com as etapas trabalhadas.
• Leitura das produções para as demais salas.
• Jornal.
• Mural.
• Sarau.
• Livro de memórias.
Avaliação
A materialização de práticas reais de linguagem como objeto de ensino e aprendizagem.
FONTE: LUCIANE GOMES.
ESCOLA –
PERÍODO – Maio a agosto
TURMAS – 4º ANO E, F, G.
PROFESSORES –.
Introdução
É preciso garantir a todos os alunos os saberes lingüísticos necessários para o exercício da cidadania. Isso porque uma vida digna em sociedade pressupõe o domínio das competências de ler escrever e refletir sobre a língua escrita.
A pessoa que fala, lê ou escreve está imersa numa história, numa cultura e em diferentes grupos sociais nos quais exerce papéis variados.
O ensino de leitura e produção de texto torna mais claro ao aluno o que dele se espera. Isso ocorre, sobretudo, quando dizemos exatamente qual é a proposta: com que finalidade o aluno vai escrever para quem, sobre qual assunto em que gênero.
Objetivos
O trabalho de escrita, reprodução e produção de texto com sequências didáticas supõe um rico processo de interação em aula, com a participação e orientação do professor como parceiro mais experiente e conhecedor do conteúdo que ensina, criando um campo que favorece a apropriação, por parte dos alunos de um dos instrumentos culturais elaborados historicamente pelo homem, os gêneros textuais.
Desenvolvimento
• Diagnóstico inicial – tem o objetivo de verificar o que a turma já sabe do gênero que será estudado.
• Apresentação do projeto de escrita e da situação de produção: o professor apresenta o plano de estudo do gênero, o objetivo da proposta e cada uma das etapas de trabalho.
• Leitura de textos: para ampliar o repertório e que se aproximem do gênero estudado.
• Pesquisa sobre o tema.
• Produção coletiva do texto: os alunos organizam e sintetizam o que vai ser lido e aprendido.
• Produção individual: O desafio é a escrita individual do texto, tendo em mãos o roteiro que orienta a produção do gênero estudado.
• Aprimoramento e reescrita do texto: revisão e reformulações necessárias para o aprimoramento de seu texto.
• Preparar os textos para exposição.
Ações
• Exposição dos cartazes com as etapas trabalhadas.
• Leitura das produções para as demais salas.
• Jornal.
• Mural.
• Sarau.
• Livro de memórias.
Avaliação
A materialização de práticas reais de linguagem como objeto de ensino e aprendizagem.
FONTE: ALESSANDRA B. ANTUNES.
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